Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA ERA DIGITAL
Viviane Medeiros Pasqualeto, Clarissa Coliselli Laux, Cristina Castilhos, Gabrielin Stein, Lucineia Padilha, Paula Eunice Trindade, Priscila Quadros de Oliveira, Tatiane Garcia

Última alteração: 19-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO

No contexto contemporâneo, as crianças estão diante de uma infinidade de informações e recursos tecnológicos (ALVES, 2008). As tecnologias influenciam diretamente nos comportamentos através do mundo digital, pela adoção de hábitos, muitos deles inadequados desde os primeiros anos da infância. Com isso, a realização de oficinas para pais e responsáveis tem grande importância quando essas crianças estão em processo terapêutico fonoaudiológico, uma vez que, quando o terapeuta orienta, obtém co-participação destes, possibilitando assim a mudança de hábitos inadequados, por atividades que possibilitem melhor desenvolvimento da linguagem.

METODOLOGIA

Foi realizada uma oficina para os pais e responsáveis dos pacientes atendidos pelo estágio de Linguagem Infantil, do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil, localizada em Canoas/RS. A oficina teve duração de uma hora e abordou os aspectos do desenvolvimento infantil, estando dentre estes o uso das tecnologias digitais para o uso infantil, bem como o impacto deste no desenvolvimento geral das crianças.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Segundo Barbosa (2013), ao brincar com objetos tecnológicos, como o computador, celular, tablet, site com jogos educativos, as crianças aprendem por meio do jogo simbólico, desenvolvendo a imaginação e promovendo a autonomia das mesmas. Entretanto, com o exagero no uso, os impactos negativos podem ir do atraso no desenvolvimento geral da criança, aos aspectos emocionais e sedentarismo. Ao todo, estiveram presentes 15 pais e responsáveis. Estes participaram de uma dinâmica em grupo sobre como relacionam-se com os filhos e manejam as suas dificuldades, trocando diversas experiências entre si.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os participantes transmitiram suas dúvidas e foram orientados sobre a importância do brinquedo e do brincar, da interação social e de que forma o uso das tecnologias digitais é uma aliada para um efetivo desenvolvimento geral da criança.


Texto completo: RESUMO