Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA DE VIDA E AUTOFORMAÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NARRATIVAS DE SI.
Rodrigo Lemos Simões

Última alteração: 19-09-2017

Resumo


A pesquisa História de vida e autoformação: os profissionais da educação básica e as narrativas de si faz parte da proposta de fomento à extensão-pesquisa-ensino do Curso de História, estando alinhado ao Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural e Identidades, Linha de Pesquisa: Memória e Preservação de Bens Culturais. Tem como objetivo conhecer a narrativa de professoras e professores da educação básica das redes públicas de ensino a partir da abordagem conhecida como história de vida. A necessidade de se constituir profissionalmente como docente e pesquisador, associando a sua prática o entendimento e a reflexão crítica das circunstâncias sociais, econômicas, políticas e culturais sob a qual está inserida a escola e o professorado são algumas das questões que permeiam a profissão docente e a formação para a docência na atualidade. Pesquisas sobre histórias de vida de professores abrem espaço ao pensar a si em direção a autoformação, possibilitando um redimensionamento das experiências pessoais e profissionais. Participam como colaboradores da pesquisa acadêmicos das diversas licenciaturas da ULBRA, das modalidades presencial e EAD, desenvolvendo entrevistas com professores das redes públicas de ensino. A pesquisa vincula-se as disciplinas/componentes curriculares de formação pessoal e profissional das diversas licenciaturas, e espera-se que com o seu desenvolvimento se consiga avançar na direção da revalorização da profissão docente, chamando a atenção para a dimensão pessoal na autoformação do professorado.


Texto completo: RESUMO