Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

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ENSINO DE BIM NA GRADUAÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE PERCEPÇÕES NOS CURSOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL
Fernanda Akemi C. Pacheco, Juliana Kerchner da Silveira, Ester de Holleben, Caroline Kehl, Morgane Bigolin

Última alteração: 11-11-2021

Resumo


A tecnologia BIM, amplamente divulgada e em uso por profissionais da área da AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação), tem sido implementada de maneira gradual nos cursos de ensino superior. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo comparar duas pesquisas realizadas em uma mesma universidade sobre percepções dos acadêmicos e docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia civil no que diz respeito ao conhecimento em BIM pelos alunos e professores. Foram aplicados novos questionários também entre os professores de Engenharia Civil e, os dados obtidos, foram comparados com apurações anteriores entre os docentes de Arquitetura e alunos dos dois cursos. Percebeu-se que a tecnologia BIM já possui maior implementação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Já no curso de Engenharia Civil o cenário mostra-se adverso, visto ainda não haver disciplinas que utilizam BIM para seu desenvolvimento na Universidade estudada. Este trabalho evidenciou assim o que já pode ser encontrado na literatura, que apresenta ainda disparidade no grau de uso do BIM entre os estudantes e professores em ambos os currículos.