Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

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ALFABETIZANDO COM POEMA, TRAVA-LÍNGUA E MÚSICA NOS ANOS INICIAIS.
Thaiane De Witt Cordova

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Este trabalho é um recorte do relatório de Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais, do Curso de Pedagogia, da Universidade Luterana do Brasil. Este estágio ocorreu em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre/RS, no segundo semestre de 2021. No período de observação constatei que os alunos estavam apresentando uma defasagem no processo de alfabetização, devido a pandemia referente ao COVID-19. Considerando este aspecto e os estudos da alfabetização sobre o alfabetizar letrando, o estudo teve por objetivo proporcionar situações de reflexão e análise de poemas, trava-línguas e música, de modo lúdico, com vistas a trabalhar com as rimas e aliterações para que os alunos avançassem na apropriação do sistema de escrita alfabética. De acordo com Soares (2003), alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. Também objetivou interligar o estudo dos gêneros poema, trava-língua e música com o estudo da cidade de Porto Alegre, contemplando a habilidade proposta pela Base Nacional Comum Curricular para o terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017) este estudo de Identificação e comparação de eventos significativos do local em que vive, a partir de aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais pode ser um aspecto relevante e significativo para os alunos dos anos iniciais. O trabalho teve como ferramenta metodológica os projetos e as sequências didáticas de modo a favorecer a aprendizagem significativa. A partir destes aspectos o estágio docente evidenciou a potencialidade do trabalho com a consciência fonológica, enfatizando a consciência de rimas e aliteração possibilitando o avanço dos alunos em seus processos de alfabetização e transformando a sala de aula em um espaço instigante sobre a cidade, sendo as aprendizagens realizadas com sentido pelos alunos.

Palavras-chave: Alfabetizar letrando. Consciência Fonológica. Gêneros textuais. Base Nacional Comum Curricular. Sequências didáticas.