Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: OS FAZERES DOS SERVIÇOS DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS DE SAÚDE
Ana Letícia da Silva Dull, Ana Sophia Fauque Vicente, Bruna Assis Simon, Monia Raina da Rosa Malgarizi, Maria da Graça Taffarel Krieger

Última alteração: 09-11-2021

Resumo


A violência é descrita como uma violação da integridade de um indivíduo e que acarreta em prejuízos físicos, emocionais e psicológicos, além de configurar uma violação de direitos humanos. Podemos descrever os tipos de violência como física, sexual, psicológica ou de privação e/ou negligência[1]. O presente projeto tem como objetivo apresentar os variados tipos de atendimentos oferecidos pelo serviço NAVIV, buscando ampliar o campo de conhecimento e corroborar com a promoção de saúde e prevenção contra violência. O NAVIV é um serviço oferecido pelos estagiários de Psicologia, sendo subsidiado pela Extensão em parceria da Ulbra Canoas com o Foro Municipal de Canoas, o Curso de Direito da Ulbra Canoas, Conselho Tutelar de Canoas, PECAN - Penitenciária Estadual de Canoas, CRAI -Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil, Escolas, e REDIPASC- Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania. São oferecidos atendimentos de diversos subprojetos dentro do Núcleo, como Plantão Psicológico, que visa acolher e orientar o paciente pontualmente em momentos de sofrimento, seja por questões de violência ou não; grupos reflexivos como Ser H, Ser M, Ser Criança e Ser Casal. Tais grupos reflexivos, no geral, tem o intuito de ressignificar a agressão sofrida por mulheres ou crianças e busca abranger os homens, a fim de desconstruir padrões de crenças e comportamentos que reforçam a conduta violenta. Em parceria com o Foro, os homens autores de violência, cumprem a medida socioeducativa pautada pela Lei Maria da Penha[2]. As intervenções em Escolas, bem como na REDIPASC, têm o intuito de promover a discussão e reflexão sobre assuntos pertinentes ao fenômeno da violência, oferecer estratégias para que o sujeito possa desenvolver habilidades para o enfrentamento saudável das situações vivenciadas, promover a saúde mental e prevenir transtornos psicológicos nas crianças e adolescentes atendidos. Oferece-se também serviços de desenvolvimento de capacitações dos profissionais que atuam nos locais parceiros, rodas de conversas e grupos reflexivos com empresas, e outros locais que procurarem os serviços de forma espontânea.


[1] GUBES, T. (2017). O que é violência? Disponível em <https://cipave.rs.gov.br/o-que-e-violencia> Acesso em: 07/10/2021.

[2] BRASIL, Lei nº. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Acesso em: 15/10/2021.