Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

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INTERVENÇÃO EM SAÚDE: Prevenção da gravidez na adolescência em uma escola do município de Capão da Canoa.
Ana Paula da Silva Rolim

Última alteração: 21-11-2021

Resumo


ROLIM, Ana Paula da Silva 1 ; SOUZA, Anilda Machado de2 ; ESTEVES, Elisa Clavé3 ; SILVA, Luana Oliveira da4 ; MAGNUS, Zênia Justo.5CARDOSO, Dione Matos6 Ma. Orientadora. Palavras-Chave: gravidez; adolescência; escola; prevenção; saúde. O município de Capão da Canoa, pertencente a Região de Saúde/R4, Belas Praias, da 18ª Coordenadoria de Saúde, possui índice acima da proporção estadual de gravidez na adolescência, (SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, 2018). Este estudo tem por objetivo apresentar o resultado de uma intervenção de educação em saúde, a partir de Diagnóstico Situacional sobre as condições de saúde e risco da população de adolescentes. O percurso baseado na pesquisa – ação, proposta metodológica das disciplinas que compõe o Programa de Extensão Interdisciplinar – PEI – Promoção e Educação para a Saúde como Princípio para o Cuidado em Saúde, incluiu, na primeira fase, pesquisa documental ao Plano Municipal de Saúde de Capão da Canoa (PMCC/SMS,2018) e bibliográfica em relação à problemática levantada. Na segunda fase definiu-se a população alvo, adolescentes do nono ano de uma escola municipal. Em função das medidas sanitárias, devido à pandemia da COVID-19, optou-se pelo uso de tecnologias tanto para o levantamento de demandas dos adolescentes, com o uso do formulário do Google, como para elaboração de material informativo sobre prevenção à gravidez na adolescência, com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (BRASIL, 2009). Numa abordagem qualitativa, os dados coletados nesta pesquisa são oriundos de um percurso de ações, aprovadas pela Secretaria Municipal de Educação, direção da escola e professora parceira. Nove alunos do nono ano do Ensino Fundamental, entre treze e dezesseis anos, a partir de vídeo expositivo sobre a importância da pesquisa, responderam dez questões no Google Formulário. A professora parceira fez mediações, via WhatsApp. Analisados os dados, elaboramos um Folheto Digital Informativo referente à prevenção da gravidez na adolescência que foi divulgado às turmas. A avaliação do alcance da intervenção junto aos adolescentes foi efetuada via formulário do Google, a fim de verificar se houve alterações de pontos de compreensão sobre a temática. “O que aprendi sobre gravidez na adolescência? Por que é importante discutir este assunto na escola? Como este conhecimento pode ajudar na minha vida pessoal?” Os adolescentes indicaram como principal causa da gravidez na adolescência, a desinformação, seguida da menstruação precoce. Salientaram conhecimentos sobre métodos anticoncepcionais, injetável trimestral, preservativo masculino e feminino, assim como atendimento médico, serviço hospitalar, condições adequadas ao aleitamento materno, como direitos assegurados as gestantes adolescentes. Consideraram a gravidez na adolescência prejudicial à vida escolar e na vida social porque interrompe os estudos. Também, sugeriram filmes como meio de informação para prevenir a gravidez na adolescência, acompanhado de orientações sobre educação sexual na escola. Concluímos que, embora reconheçam a existência de métodos anticonceptivos, assim como a gravidez neste período como algo prejudicial à vida e aos estudos, falta aos adolescentes a problematização sobre questões referentes à sexualidade e ao papel de gênero desempenhado por eles. Assim, compreendemos ser imprescindível pensar em ações educativas contínuas fundamentadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (BRASIL, 2009), a fim de possibilitar a informação e o debate, junto à mídia, as escolas e as famílias, para que os adolescentes possam dialogar sobre a temática de forma ampla, e consequentemente fazer escolhas conscientes. REFERÊNCIAS PMCC/SMS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPÃO DA CANOA. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Plano Municipal de Saúde 2018/2022. Capão da Canoa: SMS, 2018. SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 de mai. 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2021. BRASIL. Ministério da Saúde; Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em 28 mai. 2021. ¹ Estudante de Psicologia – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Campus Torres) Endereço eletrônico: paulapsicoulbra@rede.ulbra.br ² Estudante de Psicologia – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Campus Torres) Endereço eletrônico: anilda.souza@rede.ulbra.br ³ Estudante de Psicologia – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Campus Torres) Endereço eletrônico: elisacesteves@rede.ulbra.br 4 Estudante de Psicologia – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Campus Torres) Endereço eletrônico: luanaoliveira18@rede.ulbra.br 5 Estudante de Psicologia – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Campus Torres) Endereço eletrônico: zenia.justogmail.com@rede.ulbra.br 6 Psicóloga, professora do Curso de Psicologia, Especialista em Saúde Mental e Mestra em Saúde Coletiva. Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Campus Torres), Endereço eletrônico: dione.cardoso@ulbra.br