Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CENTRO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL - 2016
Tania Renata Prochnow

Última alteração: 30-08-2016

Resumo


RESUMO:

 

INTRODUÇÃO

A sociedade humana, por padrões de consumo insustentáveis e por um grande crescimento populacional, vem provocando colapso das condições ambientais e valores humanísticos, agravados pelo êxodo rural e o superpovoamento de áreas urbanas. Segundo o IBGE em 2010, a população urbana constitui 84% da população brasileira. Este enorme contingente afeta de maneira severa a estrutura social e ambiental, sendo fundamental efetivar projetos de Educação Ambiental para um desenvolvimento sustentável.

 

METODOLOGIA

Este projeto propõe efetivar o processo de Educação Socioambiental, de forma interdisciplinar, a fim de atender a demanda acadêmica, escolar e sociedade em geral, por conhecimentos que visem alcançar a Sustentabilidade, através da realização de palestras, oficinas, seminários, minicursos e outros.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em 22.03, Dia Mundial da Água, foi realizada no Colégio Cristo Redentor a palestra “Planetinha água” voltada ao público infantil, abordando o tema "Água" relacionado com o Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunia e zika virus, com participação da professora Cristine Santos. Ao final, o público formado por cerca de 100 alunos e professores, participou do encerramento de forma lúdica. Na palestra realizada em 26.04, pelo professor Emerson Prochnow na empresa Pirelli, Gravataí, 35 funcionários receberam informações sobre esgotamento de recursos ambientais e desenvolvimento de posturas ambientalmente mais sustentáveis. Em 08.06, ofertou-se na ULBRA a palestra “A Água que bebemos” para 55 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Guarani, sobre recursos hídricos e a problemática da contaminação com fármacos e poluentes químicos. No Workshop realizado na ULBRA em 09.06 com participação da professora Letícia Lopes, na Semana do Meio Ambiente, a abordagem levou ao público discussão sobre a interação: produção de alimentos x carência alimentar x uso de agrotóxicos x insetos polinizadores. Na EEI Dente de Leite, foi realizada em 26.07 a oficina “A magia da ciência”, para 26 alunos e familiares, estimulando curiosidade e interesse pelo estudo das ciências. Estas atividades realizadas até julho deste ano atenderam cerca de 220 pessoas de diversas faixas etárias.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pela boa receptividade alcançada junto ao público, questionamentos e debates surgidos durante as atividades, considera-se que os resultados tenham atingido o propósito de contribuir no processo de Educação Socioambiental do público atendido.

 

REFERÊNCIAS

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Características da população. Disponível em: 7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso.../caracteristicas-da-populacao.html


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER