Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO MANTENDO SORRISOS
Flávio Renato Reis de Moura, Paulo de Borba, Priscila Humbert Rodrigues, Bruna Bohn, Vitor Bitencourt Froes, Vitória Eckstein Hoffmeister, Tiago Schaffer Ramos

Última alteração: 26-08-2016

Resumo


A extensão universitária promove a inserção do acadêmico na sociedade em diferentes contextos sociais, proporcionando a aplicação e socialização do conhecimento adquiridos na Universidade, ainda promove a integração do ensino com o serviço público de responsabilidade municipal.  Portanto, o Projeto Mantendo Sorrisos do Curso de Odontologia da ULBRA-Canoas tem como objetivos principais: ensinar os acadêmicos de como planejar, executar e avaliar um projeto de prevenção de saúde bucal para escolares, aproximar a academia aos serviços públicos de saúde e estimular o trabalho de promoção de saúde. Assim, o objetivo do presente trabalho é relatar a operacionalização do Projeto Mantendo Sorrisos e os resultados parciais obtidos de março a julho de 2016. Para a realização do projeto foram contatadas escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre, onde se deu ênfase para o município de Canoas. Após este contato com as escolas foi elaborado um cronograma de atividades que acontecem de março a dezembro do ano vigente. O calendário do projeto foi exposto no mural do curso e os alunos são convidados a participar do projeto de forma voluntária. Os acadêmicos auxiliam na execução do trabalho nas escolas que é composto por três fases distintas: os acadêmicos do curso realizam atividades lúdicas com os escolares, posteriormente realizam escovação orientada e exame clínico da cavidade bucal. Aquelas crianças que durante o exame apresentaram alguma alteração de saúde bucal foram encaminhadas para o atendimento odontológico. O projeto também esta integrado ao Programa de Saúde na Escola preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde de Canoas. No período de março a julho e 2016 já participaram do projeto 59 acadêmicos sendo 3 bolsitas e o projeto atingiu 496 crianças da faixa etária de 4 a 8 anos. Foram avaliadas, em torno de, 400 escolares e foram encaminhadas para o atendimento odontológico 99 (20%). O projeto Mantendo Sorrisos do Curso de Odontologia da ULBRA-Campus Canoas vem materializando a aproximação da academia com o serviço público e com a comunidade escolar, tencionando melhorar os índices de saúde bucal dos escolares, sendo que a prevalência da doença cárie entre as crianças pré-escolares do Município de Canoas é de 39,8% aos 5 anos (Kramer et al., 2015) além disso, promove a integração do ensino com o serviço público. Conclui-se que o Projeto vem cumprindo com os seus objetivos proporcionando vivências comunitárias aos acadêmicos e promovendo saúde bucal na comunidade escolar.

 

REFERÊNCIAS

 

Kramer PFChaffee BWBertelli AEFerreira SHBéria JUFeldens CA. Gains in children's dental health differ by socioeconomic position: evidence of widening inequalities in southern Brazil. Int J Paediatr Dent. 2015; 25:383-92.

Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf. Acesso em: 26 mai. 2016.

- REUL MA, LIMA ED, IRINEU KN, LUCA RSCC, COSTA EMMB, MADRUGA RCR. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência . Revista da ABENO. 16: 62-68; 2016

Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER