Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

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PERCEPÇÃO DO GANHO DE CONHECIMENTO DE ALUNOS PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Leandro Fadel, Fernando Mentz, Maria Inês Witz

Última alteração: 26-08-2016

Resumo


O curso disponibiliza para os alunos vários projetos de extensão, que tem como propósito, o contato direto com os animais e seus tutores, proporcionando a vivência da realidade que a profissão irá lhes trazer. Além disso, estes projetos de extensão beneficiam a população de baixa renda, integrando a universidade com a comunidade local, que usufrui de um serviço de excelente qualidade para seus animais, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos mesmos. Dentre os projetos oferecidos destacamos o projeto “Atendimento Odontológico e Cirurgias Bucomaxilofaciais em Animais Domésticos” que tem por finalidade, realizar o tratamento dentário dos animais de companhia, proporcionando uma saúde bucal adequada aos animais, evitando patologias que são concomitantes à problemas dentários não tratados. Para a realização destes procedimentos os animais necessitam estar sob efeito de anestesia geral, por isso o projeto é subdividido em dois: uma parte cirúrgica e outra anestésica. Esse trabalho objetivou avaliar se aluno participante do projeto Anestesio-Odontologia reconhece o ganho de conhecimento após um semestre de participação, completando assim, mais um requisito de um projeto de extensão, que é a formação educativa e profissional. Foram aplicados aos alunos participantes da Anestesio-Odontologia um questionário com 11 questões onde o discente deveria se auto avaliar antes de iniciar o projeto e após a participação do projeto. Os resultados foram calculados a partir da diferença da nota fina e inicial, que foi chamada de delta. Dentre os alunos, metade apresentou um ganho geral de 4,8, ou seja de 48%. Na avaliação das questões, as duas que obtiveram o menor ganho (menor delta) foram a [1] avaliação clínica do paciente com 2,8 e [2] escolha de resgate analgésico com 3,0. Entre os maiores ganhos ficaram: com o segundo maior ganho de conhecimento identificado pelos alunos foi de realizar bloqueios locorregionais com ∆=4,3 e de maior diferença ficaram dois tópicos: [1] segurança para realizar procedimento anestésico e [2] conhecimento específico adquirido que tiveram ∆=4,5. Apesar do principal benefício da realização do projeto de extensão seja integração da universidade a sociedade, ele é de fundamental importância educativa e de formação profissional do estudante do curso


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