Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
“PULMÃO 192”: MODELO DE REFERENCIAMENTO DE PACIENTES COM LESÕES PULMONARES PARA SERVIÇO TERCIÁRIO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE – RS
Laura Zaparoli Zanrosso, Bibiana Borges Manna, João Augusto Zortea, Airton Schneider

Última alteração: 09-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO O câncer de pulmão é a neoplasia com maior letalidade entre homens e mulheres, sendo responsável, anualmente, pelo maior número de óbitos. Apresenta um curso bastante agressivo e, ainda que,tenham ocorrido avanços no tratamento, a taxa de sobrevida, em longo prazo, permanece baixa. A cirurgia de ressecção é a única forma de tratamento com impacto na sobrevida, embora o diagnóstico tardio da neoplasia e as próprias consequências da ressecção cirúrgica, muitas vezes impeçam essa abordagem, daí a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão.

METODOLOGIA Estudo analítico, transversal e prospectivo, no qual foi analisado sistema de abordagem de lesões pulmonares, pré-estabelecido em 2013, no Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Universitário Ulbra/Mãe de Deus, na cidade de Canoas/RS. Em 2013, todos os pacientes com lesões pulmonares identificadas na atenção primária foram imediatamente encaminhados para avaliação do Núcleo Avançado de Cirurgia de Tórax (NACT), através de agendamento telefônico direto e posterior avaliação do paciente, no máximo em 48 horas, sem sistema de triagem. Atualmente o contato é feito via aplicativo de celular, com contato direto ao Serviço de Cirurgia Torácica, com o objetivo de diagnosticar o mais precocemente possível a neoplasia de pulmão.

RESULTADOS Em 2013 o protocolo piloto foi estabelecido com 76 pacientes no período de um ano. Do total de pacientes, 20 (26,3%) tiveram o diagnóstico confirmado de câncer, com dados de operabilidade absolutamente diferentes dos dados históricos de Canoas, onde 11,5% dos pacientes eram submetidos à cirurgia. No período do estudo, o índice de ressecabilidade foi de 34,2%.

CONCLUSÃO Pode-se afirmar que o encaminhamento direto para o especialista, que dispõe de tomografia de baixa dosagem para acompanhamento, é um fator decisivo para aumentar o índice de operabilidade e cura do paciente com neoplasia pulmonar. Foi estabelecido assim um novo protocolo na cidade de Canoas.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO