Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM
Luciana Peixoto Cordeiro, Cleuza Maria Roveda Boelter, Fabiano da Silva Silveira, Débora Teresinha Mutter da Silva Mota, Fernanda Fabero Guedes, Gelson Luiz Antonio Barreto, Ivan Antonio Basegio, Maria Lizete da Silva Schneider, Rafael Lacerda Martins, Regina Curtis, Rejane Reckziegel Ledur, Ursula Tatiana Timm, Diego Jung, Júlio César Rodrigues

Última alteração: 09-09-2016

Resumo


A Universidade Luterana do Brasil - ULBRA consolida em suas ações sociais e educativas relação estreita com as comunidades adjacentes, implantando, desde 2007, um Projeto que prepara os alunos para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio, programa este do governo federal que objetiva avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. O Curso Preparatório para o Enem, oferecido pela extensão da ULBRA Canoas, teve como público-alvo prioritário alunos concluintes do ensino médio e egressos oriundos de escolas públicas. A metodologia do Curso foi desenvolvida voltada à resolução de situações-problema, abordando conteúdos referentes ao ensino médio, relacionando-os a fatos da realidade em que se vive e focando os principais temas abordados no ENEM. Nesse processo, estão envolvidos todos os cursos de Licenciatura da ULBRA e o curso de Ciências Sociais em EaD, tendo como docentes os professores dos referidos cursos. O projeto é desenvolvido aos sábados, com aulas de dois componentes curriculares por manhã, num espaço de tempo quinzenal. Foi oportunizado o acesso à Plataforma NetAula, na qual foi disponibilizado referencial teórico, atividades práticas e um simulado. Entre os resultados obtidos, pôde-se destacar: a adesão de aproximadamente 700 alunos; a importância dos conteúdos desenvolvidos; consideração de que para 92% os assuntos trabalhados ampliaram os conhecimentos e oportunizaram a aquisição de novos conhecimentos, num percentual de 92% e 93%, respectivamente; 89% dos alunos considerando produtiva a forma de desenvolvimento das aulas e o enfoque às questões do Enem. Pela avaliação dos participantes, os professores foram comprometidos com a aprendizagem dos alunos, possibilitando o entendimento dos conteúdos, esclarecendo dúvidas e propiciando diálogo. A preparação para o Enem constitui-se em atitude estratégica para a ampliação do acesso ao ensino superior, por meio da possibilidade de participação no ProUni e no PROIES.

 


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER