Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DAS OFICINAS DE PSICOLOGIA NO PROCESSO FORMATIVO DO PROJETO JOVEM APRENDIZ FEEVALE
Fernanda Garcia Secco

Última alteração: 09-09-2016

Resumo


O projeto Jovem Aprendiz Feevale tem como objetivo capacitar adolescentes entre 15 e 21 anos para o mercado de trabalho viabilizando também sua inclusão nas dimensões social e cultural. Para isso são oferecidas diversas oficinas, como português, inglês, informática e psicologia. As oficinas de psicologia buscam qualificar a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho através de uma proposta de autoconhecimento, reflexão sobre a escolha profissional e cidadania, potencializando a postura crítica e reflexiva nos jovens. Este trabalho apresenta um relato de experiência de algumas atividades realizadas com duas turmas de 30 alunos no primeiro mês da oficina de Psicologia. Buscando oportunizar um espaço para os jovens expressarem suas opiniões, foram propostas atividades quer possibilitasem o conhecimento dos integrantes, união e integração do grupo. Levando em consideração a realidade social dos jovens, elaborou-se um cartaz em formato de conversa de WhatsApp, no qual os jovens escreveram informações e preferências pessoais, posteriormente apresentadas oralmente para o grupo. Como resultado, detectou-se interesses e aspectos em comuns aos integrantes, bem como dificuldades como falar em público. Foram aplicadas atividades como autobiografia, fundamental para conhecer detalhes de sua vida pessoal, bem como a confeccçao de uma Caixa de Elogios, com mensagens trocadas entre alunos. O resultado de tais atividades gerou temas de conversas individuais e debates em grupo, como sexualidade, adolescência, respeito e reflexão sobre a própria história e fortaleceu a autoestima e o sentimento de grupo entre os participantes. Esta experiência reforçou a importância do trabalho em equipe, não só no ambiente de aprendizado mas também no trabalho onde os jovens estão sendo inseridos, demonstrando a relevância da intervenção da psicologia no contexto formativo do projeto Jovem Aprendiz Feevale.

Texto completo: RESUMO EXPANDIDO