Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM GESTANTES DE ALTO RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Paula Fernanda da Luz, Guilherme Garcia, Claudia Rocha, Luciana Laske Botega, Leda Rubia Maurina Coelho, Tadiela Lodea, Alessandra Wolf

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


A gestação é considerada como um momento singular na vida da mulher, no qual envolve vários aspectos novos no seu cotidiano, a mulher está mais vulnerável e exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de reorganização corporal, bioquímico, hormonal, familiar e social que a faz ficar propensa um período de ansiedades, fantasias envolvidas a sentimentos diversificados. O objetivo da intervenção foi disponibilizar um espaço para acolhimento e reflexão das gestantes de alto risco internadas em um hospital geral da região metropolitana de Porto Alegre/ RS. O projeto foi realizado através da formação de grupos abertos, dividido em quatro encontros quinzenais no período de abril a junho de 2016 com duração uma hora cada, as intervenções foram sempre conduzidas em duplas ou quarteto, ao todo participaram 18 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, das técnicas utilizadas foram: cartões com imagens, caixa de palavras disparadoras, técnica do espelho e material gráfico. Nos resultados se percebeu que em todos os encontros foram trabalhados os sentimentos, comunicação, percepção e conhecimento das gestantes e acompanhantes em relação à internação e permanência na unidade. Durante a realização puderam traçar suas experiências e discutir as identificações dos fatores de risco e das proteções durante a  gestação e poder conscientizar o desenvolvimento de outras doenças. Conclui-se que a intervenção contemplou a reflexão da importância de agregar a oferta de serviços do pré-natal psicológico no contexto hospitalar, pois durante a experiência todas participaram de forma efetiva, foram mobilizadas através das técnicas e puderam utilizar o espaço para se expressar.

 

Autores: Guilherme Garcia, Paula Fernanda da Luz, Luciana Laske Botega, Claudia Rocha. Orientadores: Dra. Leda Rúbia Maurina Coelho, Psicóloga Tadiela Lodéa e Psicóloga Alessandra Wolf.


Texto completo: POSTER