Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
HOSPITAL DO URSINHO
Kátia Bonfadini Pires, Tassiane Schneider, Camila Fialho

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


O Hospital do Ursinho é um Projeto Comunitário de Extensão do Curso de Medicina da ULBRA – Canoas. Destina-se a trabalhar com crianças de idade entre 4 a 7 anos, provenientes prioritariamente das Escolas da Cidade de Canoas, realizado por estudantes do Curso de Medicina, a partir do 2° semestre. Tem como objetivo, oportunizar a criança, a experiência de um ambiente hospitalar, incentivando as idas ao pediatra, a vacinação e o tratamento das doenças, além de criar uma atmosfera de confiança, onde esta aprenda a lidar com seus medos de médico e do ambiente hospitalar, em um momento em que ela estará saudável, sem as debilidades comuns de uma internação.  Acredita-se que assim a criança consiga lidar melhor com uma futura necessidade de tratamento e internação hospitalar sua e de sua família, além de educá-la na compreensão de como seu corpo funciona de forma a promover comportamentos saudáveis, incluindo orientações de alimentação e exercícios físicos.

Busca-se também, propiciar o desenvolvimento de um vínculo entre a criança, o ”médico” e o ambiente hospitalar, tratando-se, portanto, de um instrumento de humanização, com diferentes formas de interagir com um público o qual, muitas vezes se tem dificuldade de lidar, reduzindo a ansiedade na infância sobre ambientes médicos, propiciando a compreensão de que o ambiente hospitalar é um local de cuidados, criado para ajudá-las.

O projeto Hospital Ursinho consiste na simulação de um Hospital, em sintonia com o imaginário infantil, constituído por “estações de passagem” formado por estruturas semelhantes à de um Hospital real: Sala de espera, Consultório, RX, Tomografia, farmácia, sala de procedimentos, entre outras. Nestes ambientes, a criança passará pela experiência um ambiente hospitalar, com a simulação de consultas, exames de rotina e até mesmo de procedimentos clínicos, através do trabalho lúdico intermediado por “bichinhos de pelúcia”, onde será então “encenada” esta rotina hospitalar. Deste modo, a criança assume o papel de pai/mãe que leva o seu filho/familiar (ursinho) doente ao médico, sendo este representado pelo estudante de Medicina, construindo conjuntamente um ambiente amistoso e de confiança.

Além disto, oportuniza-se também aos alunos do Curso de Medicina, uma familiarização e um domínio crescente da clínica pediátrica, trabalhando a habilidade da relação médico-paciente neste contexto, através da prática e da supervisão com professores que acompanharão o projeto.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER