Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE PELE DA POPULAÇÃO DE CANOAS-RS
Joana Roberta Fitz, Fernanda Pereira, Lauren Pereira, Giancarlo Rezende Bessa

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: o câncer de pele é a neoplasia mais frequente na população brasileira1,2. O câncer de pele não melanoma, incluindo o carcinoma basocelular (CBC) e o carcinoma espinocelular (CEC), corresponde a 90% dos tumores malignos primários de pele. O melanoma maligno (MM) é neoplasia mais agressiva e representa 4% dos casos de câncer de pele3,4.

METODOLOGIA: a Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente em sua página na internet6, uma Calculadora de Risco individual para o câncer de pele. O presente estudo consistiu-se na aplicação dessa ferramenta em amostra da população de Canoas-RS, que procurou espontaneamente um evento (Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular - ABMES da Ulbra Canoas), realizado em escolas da periferia da cidade, em setembro de 2014 e setembro de 2015. Esse trabalho foi feito no contexto do projeto de extensão “Prevenção do câncer de pele – rastreamento, tratamento e orientação da população de Canoas-RS”, da ULBRA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: quarenta participantes do evento concordaram em calcular seu risco pessoal de ter câncer de pele: 75% eram mulheres e a média de idade foi de 32 anos (3 a 65 anos). Em 25% dos participantes evidenciou-se alto risco de desenvolvimento da doença ao longo da vida, em 40% o risco foi considerado moderado e em 35% foi baixo. A população do Rio Grande do Sul, em particular, tem maior propensão ao desenvolvimento do câncer de pele, devido à maior proporção de indivíduos de pele clara, além dos altos índices UV decorrentes da localização geográfica, e de hábitos culturais, como a exposição solar nas praias durante o verão7. O elevado número de pessoas consideradas de alto risco no presente estudo (um quarto da amostra) corrobora com esses dados. Embora a incidência do câncer de pele esteja aumentando, tem-se uma estimativa de que 45% dos tumores são passíveis de prevenção8.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A exposição à radiação UV é o único fator de risco modificável, sendo a fotoproteção a medida recomendada para prevenção de todos os tipos neoplasias cutâneas5. É fundamental divulgar à população sobre a necessidade de hábitos saudáveis, principalmente em relação à exposição excessiva ao sol, para redução da incidência do câncer de pele em nosso meio.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER