Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscila Halmenschlager Wandrey, Paulo Schneider, Edinea Gonçalves

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


Os problemas ambientais agravam-se cada vez mais em função da urbanização excessiva, uso de agrotóxicos, falta de tratamento de esgoto, poluição industrial e atuação tardia da gestão pública. Nos últimos anos, a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é alvo de relatos sobre constantes impactos à qualidade da água, solo e ar. O Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão), situado em Novo Hamburgo, foi escolhido para a implantação do projeto Vivenciando a Educação Ambiental, pois é uma área de preservação de grande importância ecológica para o município e região.

O projeto tem como objetivo atuar em escolas próximas ao Parcão, por meio de práticas educativas baseadas em metodologias ativas, a fim de promover a qualidade ambiental, desenvolver uma atitude socioambiental e a consciência da comunidade, com o seu envolvimento.

No desenvolvimento do projeto, foram realizadas saídas de campo para o levantamento fotográfico e de dados reais do Parcão. Após, o grupo de quatro professores e três alunos da graduação elaboraram a estrutura temática das atividades, resultando em quatro encontros: Apresentação do Parcão, Água, Solo e Biodiversidade. Para esses encontros, foram elaborados diversos objetos para aprendizagem, como apresentações em slides, maquetes, mapas do Parcão, jogos didáticos e um instrumento de avaliação da percepção ambiental dos participantes, para ser aplicado no primeiro e no último encontro, para validação dos objetivos do projeto.

As atividades foram realizadas em duas escolas públicas próximas ao Parcão, Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi (uma turma de 4º ano de 22 alunos) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco (duas turmas de 3º ano, com 18 e 13 alunos, respectivamente). Foi utilizada a metodologia ativa para tais aplicações, a fim de estimular críticas e reflexões no processo de aprendizagem dos alunos, contribuindo para que o mesmo se torne o principal agente de disseminação da consciência ambiental.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER