Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
VER O MUNDO-FOTOGRAFIA 3D
Antonio Luis Tubino Sobral, Antonio Martins Sobral, Rhuan Martins Teixeira

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


Identificamos que a compreensão da linguagem da fotografia torna-se um saber imprescindível no processo de aprendizagem devido ao consumo voluntário e involuntário das imagens. A produção de imagens no século XXI invade as residências e as famílias em propagandas, ilustrações de livros escolares, rótulos, jornais, revistas, televisão e internet. As imagens midiatizadas podem produzir representações estereotipadas e preconceituosas sobre distintos atores sociais.  Entender a produção técnica e de significados das fotografias é um processo capaz de estimular o desenvolvimento de um olhar crítico do jovem com o seu entorno e com o seu crescimento pessoal.  Neste sentido, o CST em Fotografia propõe esta oficina não só preocupado com conteúdo técnico, mas também o desenvolvimento pessoal que acontece paralelamente à condução deste aprendizado.

A finalidade deste projeto é instrumentalizar estudantes de escolas de ensino fundamental e médio com as técnicas da fotografia; compreender o seu significado, entendendo suas mensagens explicitas e implícitas; apresentar a fotografia, através de uma atividade tecnológica e lúdica como é o caso da fotografia estereoscópica (3D) e pensar a fotografia como indutora da inclusão social pela sua possibilidade de se transformar em trabalho e renda. Os objetivos que almejamos alcançar são: operar câmeras fotográficas digitais: reconhecer as principais regulagens e controles; articular os elementos da linguagem fotográfica; fundamentos da fotografia estereoscópica; desenvolver o olhar crítico do aluno sobre vários aspectos da sua realidade.

As aulas são expositivas, com exemplos de fotografias, exercícios práticos com a câmera fotográfica e sobre a linguagem fotográfica. Os estudantes atuam em eventos da escola como repórteres fotográficos para documentar as atividades. O grupo está produzindo uma fotonovela, o objetivo do resgate deste gênero é um exercício onde são articuladas a realização e edição de fotos, as relações entre imagem e texto e a reflexão sobre temas de seu interesse. O projeto é realizado na EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha no bairro Sarandi em Porto Alegre e atende 20 estudantes.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO  |  POSTER