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PERCEPÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA NAS AULAS DO PROJETO FUTSAL SOCIAL.
Elisandro Klauck

Última alteração: 16-09-2016

Resumo


 

Autor: ¹KLAUCK, Elisandro; Orientador: ² HÖHER, Alexandre;

Este estudo busca analisar a metodologia de ensino usada nas aulas do projeto Futsal Social e suas contribuições aos alunos. O projeto, parceria entre Universidade Feevale, UJR e Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (NH), utiliza o futsal como instrumento para oportunizar a inclusão social por meio da promoção da cidadania para 500 crianças e adolescentes (7 a 16 anos) em vulnerabilidade social. As atividades esportivas acontecem 2 vezes por semana com duração de 75 minutos cada, em 5 bairros de NH. Para além das atividades em quadra, o projeto estrutura-se por ações semanais como: integrações; treinos esportivos; visitas domiciliares, escolares e técnicas, que visam ao acompanhamento escolar dos beneficiados; encaminhamentos à formação profissional ou a entidades municipais de atendimento aos jovens, como o CAPSI e COMAS. Para tanto, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar que contribui nas ações do projeto e na qualificação das mediações dos bolsistas. Quanto à metodologia de ensino, percebe-se que o projeto apresenta um diferencial, pois transcende o método tradicional, preocupando-se com o aprendizado para além da quadra, fato determinante para o atendimento das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas seguem um plano de trabalho de longo prazo e são planejadas e avaliadas semanalmente, visando ao desenvolvimento motor, esportivo e socioeducativo dos beneficiados, por meio de uma metodologia de ensino global, alicerçada na aproximação do jogo e na compreensão do mesmo "Teaching Games for Understanding" - TGFU (GARGANTA 2002). Acredito que o método utilizado pelo projeto, através de jogos modificados, seja extremamente positivo, no sentido que, além de trabalhar o jogo em si, possa contribuir nas questões como: cooperação, respeito, liderança, entre outras essenciais para o contexto onde o projeto está inserido. Além disso, o projeto entende o professor como um mediador, ou seja, um facilitador das atividades e das relações interpessoais dos alunos. Desse modo, a metodologia possibilita ao aluno ser protagonista das aulas, sugerindo ideias de atividades e de ações. Por fim, entende-se que o método utilizado acarrete impacto sobre as crianças e adolescentes, no sentido da promoção das relações sociais e da cidadania. Certamente, se fosse utilizado um método tradicional, o projeto não atingiria, de maneira tão eficiente, esses beneficiados.

Palavras-chave: Projeto social esportivo. Metodologia de ensino. Futsal. Contribuições.

¹ Graduando em Educação Física Elisandro Klauck, ² Mestre em Divercidade Cultural e Inclusão Social Alexandre José Höher, Universidade Feevale.

PERCEPÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA NAS AULAS DO PROJETO FUTSAL SOCIAL.

Autor: ¹KLAUCK, Elisandro; Orientador: ² HÖHER, Alexandre;

Este estudo busca analisar a metodologia de ensino usada nas aulas do projeto Futsal Social e suas contribuições aos alunos. O projeto, parceria entre Universidade Feevale, UJR e Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (NH), utiliza o futsal como instrumento para oportunizar a inclusão social por meio da promoção da cidadania para 500 crianças e adolescentes (7 a 16 anos) em vulnerabilidade social. As atividades esportivas acontecem 2 vezes por semana com duração de 75 minutos cada, em 5 bairros de NH. Para além das atividades em quadra, o projeto estrutura-se por ações semanais como: integrações; treinos esportivos; visitas domiciliares, escolares e técnicas, que visam ao acompanhamento escolar dos beneficiados; encaminhamentos à formação profissional ou a entidades municipais de atendimento aos jovens, como o CAPSI e COMAS. Para tanto, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar que contribui nas ações do projeto e na qualificação das mediações dos bolsistas. Quanto à metodologia de ensino, percebe-se que o projeto apresenta um diferencial, pois transcende o método tradicional, preocupando-se com o aprendizado para além da quadra, fato determinante para o atendimento das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas seguem um plano de trabalho de longo prazo e são planejadas e avaliadas semanalmente, visando ao desenvolvimento motor, esportivo e socioeducativo dos beneficiados, por meio de uma metodologia de ensino global, alicerçada na aproximação do jogo e na compreensão do mesmo "Teaching Games for Understanding" - TGFU (GARGANTA 2002). Acredito que o método utilizado pelo projeto, através de jogos modificados, seja extremamente positivo, no sentido que, além de trabalhar o jogo em si, possa contribuir nas questões como: cooperação, respeito, liderança, entre outras essenciais para o contexto onde o projeto está inserido. Além disso, o projeto entende o professor como um mediador, ou seja, um facilitador das atividades e das relações interpessoais dos alunos. Desse modo, a metodologia possibilita ao aluno ser protagonista das aulas, sugerindo ideias de atividades e de ações. Por fim, entende-se que o método utilizado acarrete impacto sobre as crianças e adolescentes, no sentido da promoção das relações sociais e da cidadania. Certamente, se fosse utilizado um método tradicional, o projeto não atingiria, de maneira tão eficiente, esses beneficiados.

Palavras-chave: Projeto social esportivo. Metodologia de ensino. Futsal. Contribuições.

¹ Graduando em Educação Física Elisandro Klauck, ² Mestre em Divercidade Cultural e Inclusão Social Alexandre José Höher, Universidade Feevale.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO