Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Projeto Internos da Cirurgia do Trauma
Letícia Ferreira Vaz, Ana Lia Mesquita Nunes, Rogério Fett Schneider, Bárbara Molon Andreazza

Última alteração: 22-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: Todo estudante de medicina precisa passar pelo pronto socorro para poder concluir o curso, porém as falhas e erros são bem comuns aos doutorandos devido ao despreparo e pouca prática que possuem. Nota-se que nem sempre quem acaba atuando em centros de emergência tem capacidade técnica adequada, pois geralmente os alunos recém-formados acabam fazendo plantões em atendimento de urgência e emergência para conseguir juntar dinheiro e melhorar sua qualidade de vida financeira. Com a redução dos estágios devido a crise na saúde, viu-se necessário a oportunidade de uma atividade no Hospital Pronto Socorro de Canoas(HPSC), visando dar uma oportunidade extra aos alunos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) para acompanharem os preceptores e residentes da cirurgia geral, assim como os profissionais do SAMU. Objetivo: Proporcionar ao estudante de medicina da ULBRA uma atividade extracurricular em cirurgia do trauma e atendimento pré-hospitalar (SAMU), capacitando melhor esses estudantes para seu futuro profissional.

METODOLOGIA: Os acadêmicos das Ligas do Trauma e de Cirurgia Geral da ULBRA com apoio do professor Dr. Rogério Fett Schneider (coordenador do projeto) e Dr. Nicaso Haruhiko Tanaka promovem a atividade extracurricular em cirurgia do trauma e atendimento pré-hospitalar (SAMU) no HPSC para os alunos que pertencem as ligas e demais interessados que sejam aprovados em processo seletivo. Os estudantes acompanham os preceptores e residentes da cirurgia geral aprendendo como se portar em um centro de emergência, onde muitas vezes há necessidade de intervenção rápida e cuidadosa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Acreditamos que a oportunidade de inserção do aluno desde cedo no pronto socorro possibilite uma maior compreensão da teoria desenvolvida nas aulas das cadeiras curriculares da faculdade de medicina. Além de proporcionar aprendizado, visando diminuir os erros grosseiros, familiariza o estudante com o ritmo de um centro de emergência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A possibilidade de acompanhar profissionais da cirurgia na sua rotina de trabalho desde cedo é capaz de produzir maior conhecimento aos estudantes acerca do primeiro atendimento em urgências e o funcionamento do HPSC. A atividade é uma oportunidade de adquirir experiência, visando a diminuição nos desfechos negativos em urgências no futuro.

Texto completo: POSTER  |  RESUMO EXPANDIDO