Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

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A Socialização no Início do Estágio não Obrigatório sob a Ótica de Estagiários
Wagner Ramos, Gisele Zatt, Marcia Ramos, Rita Briddi, Paulo Peixoto Ferreira

Última alteração: 21-09-2016

Resumo


O numero é crescente de adolescentes estagiários em todo o  país, sendo assim os programas de estágio configuram-se como uma maneira de inserção no mercado de trabalho, além de oportunizar o desenvolvimento e aprendizagem profissional independente do nível de formação do estudante, o inicio do estágio configura como a fase mais crítica de adaptação para o jovem, a psicologia em processo de gestão atua auxiliando nesse processo de desenvolvimento e adaptação usando como ferramenta a  socialização profissional. Este acolhimento organizacional insere-se no campo da psicologia do trabalho e das organizações e também é uma aplicação da socialização da psicologia social, sendo primordial para tornar a colaboração do estagiário mais efetiva na organização, esta integração pode ser desenvolvida nos fatores organizacionais, grupais e individuais. O tal projeto foi desenvolvido no Instituto Fulbra Estágios, um agente de Integração de Estágio sendo o principal objetivo dessa entidade, constituir uma relação entre a necessidade de contratação da empresa com o interesse do estudante em ingressar no mercado de trabalho A pesquisa tem por objetivo Identificar as percepções sobre a socialização profissional no início do estágio não obrigatório sob a ótica de estagiários, caracterizar o perfil dos estagiários, descrever os sentimentos positivos e negativos experimentados no início do estágio não obrigatório, Identificar fatores que favorecem/dificultam o cumprimento da função de estagiário. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio entrevistas individuais com dez estagiários sendo cinco de ensino médio e cinco de ensino superior, foram usados para a coleta de dados formulário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada com seis perguntas. De acordo com a análise de conteúdo, os resultados são apresentados em categorias e subcategorias respectivamente. Na categoria percepção sobre o processo seletivo foram encontradas as seguintes subcategorias: fontes de recrutamento, afetos frente ao processo, nível de exigência e atividades propostas no processo seletivo. Em relação à categoria experiência inicial, esta apresentou as seguintes subcategorias: afetos positivos, afetos negativos, dificuldades percebidas e estratégias usadas. A categoria recepção apresenta duas subcategorias: modos de recepção e afetos pessoais. Já a categoria estratégias de aprendizagem foi dividida em duas subcategorias: estratégias do setor e estratégias pessoais. Sobre a categoria network entre estagiários foi dividida em duas subcategorias: afetos relacionados à rede e percepção da rede. E por último a categoria atividades sugeridas,  apresenta três subcategorias: competência do mediador, treinamento técnico e integração.Concluiu-se que Os estudantes relataram a necessidade conhecerem e realizarem trocas com iguais, Intervenções que favoreçam o processo de socialização são contributos importantes para que os estagiários alcancem novos patamares de excelência.


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