Eventos ULBRA, VIII Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Samuzinho: introdução de conceitos de prevenção de acidentes e atendimento pré-hospitalar nas escolas.
Ana Lia Mesquita Nunes, Letícia Ferreira Vaz, Rogério Fett Schneider

Última alteração: 22-09-2016

Resumo


Introdução: O tempo de resposta nas situações de urgência é fundamental, o estabelecimento precoce dos primeiros cuidados significa a diferença entre a vida e a morte. Contudo, a população leiga não está apta para prevenir, identificar e agir em situações de urgência. Assim, é imperativa uma educação em saúde voltada para tais ocorrências. Objetivo: Inserir, no ambiente escolar, conteúdos acerca de prevenção de acidentes na infância e de reconhecimento e conduta perante situações de urgência, capacitando os alunos a serem disseminadores de tais informações. Métodos: Os acadêmicos da Liga do Trauma da Universidade Luterana do Brasil promovem aulas teórico-práticas focadas na prevenção de acidentes na infância, no reconhecimento de situações de urgência e na promoção dos primeiros cuidados às vítimas. As aulas são ministradas na comunidade escolar do município de Canoas/RS e o conteúdo é adequado conforme a idade do público alvo e sua capacidade de assimilação. Discussão: Acreditamos que a partir da idade escolar, as crianças são capazes de se responsabilizarem por sua própria saúde, evitando situações de risco.  Apresentamos a elas precocemente a prevenção de acidentes, deixando-as capacitadas para que não se exponham e, se possível, corrijam as situações de risco protegendo demais pessoas ao seu redor. Pré-adolescentes e adolescentes, por sua vez, possuem maior capacidade cognitiva. Portanto, instruímos esses para atuarem em urgências: reconhecendo-as (AVC, PCR, obstrução de via aérea, etc) e aplicando os protocolos de primeiro atendimento   dessas, incluindo o acionamento do SAMU e a prática das manobras básicas de manutenção a vida. Conclusão: A educação de saúde nas escolas, é capaz de produzir maior conhecimento na população leiga acerca do primeiro atendimento em urgências, porquanto crianças e adolescentes possuem capacidade ampliada de adquirir conhecimento e disseminar a informação. Destarte, a instauração precoce dos primeiros cuidados estaria difundida, possibilitando a diminuição nos desfechos negativos em urgências.


Texto completo: RESUMO EXPANDIDO