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REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA AUXILIAR EM VEÍCULOS AUTOMOTORES
Barbara de Lourdes Lauxen, Miguel Afonso Flach

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Os carros deixaram de ser apenas um meio para locomoção. A realidade aumentada deixou de ser apenas focada em videogames. Hoje, a realidade aumentada pode ser uma ferramenta muito útil em veículos automotores.Várias empresas conhecidas do mercado já estão pesquisando, desenvolvendo e até mesmo já empregando essa tecnologia em seus carros, dentre elas podemos citar a Mercedes-Benz, a BMW e a MINI. O objetivo dessa pesquisa é explorar de forma sucinta algumas das tecnologias já disponíveis no mercado, o que ainda está sendo desenvolvido e o que podemos esperar dessa tecnologia no futuro.A realidade aumentada pode trazer inúmeros benefícios para o proprietário do veículo, como: informações em tempo real, alerta de tráfego, pontos de interesse, rotas de GPS, visão aumentada para estacionamento do veículo, etc. A verdade é que as possibilidades são inúmeras, das coisas mais simples que podem realmente ajudar no cotidiano das pessoas até as coisas mais complexas que as pessoas ainda nem pensaram. As possibilidades com uma tecnologia desse patamar são muitas. Tendo isso em vista, é necessário também levar em consideração todas as variáveis com esse tipo de tecnologia. Existem diferentes variáveis para diferentes problemas, cada qual, o seu desenvolvedor terá que trabalhar – e muito – para resolver.A Mercedes já lançou um aplicativo que permite ao cliente conhecer todo o seu veículo apenas utilizando a câmera do celular e o reconhecimento de voz. Como um manual de realidade aumentada, em que ele pode escanear com a câmera e perguntar a função para o aplicativo. A BMW criou um aplicativo em que o cliente pode customizar seu carro, abrir as portas e ligar o rádio e tudo isso em tamanho real. A MINI criou um óculos em que o usuário tem informações que ele teria em panéis, rotas de GPS, visão raio-x de algumas partes do carro – e tudo isso projetado no óculos como realidade virtual. A última ainda não está no mercado, mas a tecnologia é extremamente promissora.

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