Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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CENTRO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA - EXPRESSÃO DOWN/UP
Rosilene Moraes Diehl, Anderson Klaus Rosa, Anelise Souza, Alens da Rosa Collioni, Rebecca Franco

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


CENTRO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA

EXPRESSÃO DOWN/UP:

Dança para Adultos com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down

O Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada – CEAMA é um projeto de Extensão Universitária do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, criado em 1997 com o objetivo principal de oferecer gratuitamente programas de desenvolvimento das habilidades motoras de pessoas com deficiência no âmbito dos esportes, exercícios e dança. O Centro oferece gratuitamente quatro modalidades de Atividade Física para a comunidade com deficiência: Circuito Funcional TEA (CF-TEA), futsal e Circuito Funcional Regular e dança do grupo Expressão Down/UP. O objetivo da dança foi estimular a expressão corporal (leveza, direção, tempo de reação e ritmo) e perceptiva (lateralidade, conhecimento do corpo e dominância lateral) de adultos com deficiência Intelectual e síndrome de Down. A metodologia de trabalho é a dança livre com 10 adultos, seis meninos e quatro meninas. Utilizamos como estratégias a dança popular brasileira, latinas e contemporâneas. Elaboramos composições coreográficas todos os trimestres. As aulas são semanais de uma hora, iniciando no começo do semestre letivo e encerrando no fim do ano letivo. No final de cada trimestre realizamos apresentações das coreografias em eventos artísticos. Utilizamos como instrumentos de avaliação registros fotográficos das aulas, filmagens das aulas e das apresentações, bem como parecer qualitativo em cada início de aula. Os resultados são vistos na finalização da composição coreográfica onde todos conseguem dançar independentes e com muita expressão corporal e desenvolvimento perceptivo. Alguns conseguem com maior intensidade mostrar seu desenvolvimento e outros não tão intensos, mas com evidente desenvolvimento. Conclui-se que as aulas de dança são essenciais na contribuição do desenvolvimento de adultos com deficiência intelectual e síndrome de Down.

Palavras chaves: Dança, síndrome de Down, Deficiência Intelectual.

Referências:

DIEHL, R. M. Jogando com as diferenças. São Paulo: Phorte, 2008.

*Acadêmicos do curso de Educação Física da ULBRA, Canoas.

** Professora coordenadora do CEAMA, ULBRA, Canoas.

rosilenediehl@gmail.com Fone: (51) 992490480

 


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