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GRUPOS COM PAIS E CRIANÇAS DIANTE DA DEMANDA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE APOIO À ESCOLA NO NAE
Kelen Braga Nascimento, Iara de Fátima Wietham, Maria Da Conceição Ferreira Gonçalves, Luis Henrique Ramalho Pereira

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


Cada vez mais a psicologia é convocada a participar das questões que envolvem a demanda escolar. Percebe-se hoje um grande número de encaminhamentos de alunos para serviços de psicologia. Convencionou-se denominar como “queixas escolares”, o que os profissionais identificam como dificuldades oriundas de solicitações de atendimento ou encaminhamentos dos professores e coordenadores pedagógicos para os profissionais de saúde mental. Essas podem se referir tanto ao comportamento quanto ao rendimento no processo ensino-aprendizagem[1]. Mediante essas questões, as intervenções psicológicas em grupo com pais e com crianças são propostas que visam trabalhar as relações, e se constituem como contribuições viáveis da psicologia no contexto educacional.  Diante disso, este trabalho visa ressaltar a relevância das intervenções grupais com pais e crianças na busca pela promoção de resolutivas das queixas escolares e ressaltar a importância da relação família-escola-psicologia nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. O presente artigo é um relato de experiência, fundamentado no trabalho das autoras no serviço Núcleo de Apoio à Escola (NAE), pertencente à Clínica Escola de Psicologia da ULBRA Santa Maria. Percebe-se então que o trabalho em grupo com crianças encaminhadas ao serviço escola mostra-se como um importante dispositivo para intervenções psicossociais no campo da infância e educação, assim também, possibilitando a integração destas ao social, o que produz consequências a níveis individual e interpessoal, uma vez que muitas das crianças encaminhadas necessitam reestabelecer seu laço com o social, fraturado pela exclusão e estigmatização. É também em grupo que os pais e responsáveis têm a possibilidade de refletir sobre as reais necessidades de seus filhos, sobre suas práticas parentais, obtendo também o espelhamento de seus sentimentos e vivencias por outros que passam ou já passaram pela mesma experiência, Assim, o trabalho realizado no NAE tem sido o resultado de uma soma de esforços para abranger os diferentes campos que são tocados por essa demanda. Através dos trabalhos em grupo, a população atendida tem sido amparada de forma a passar a integrar uma rede de atenção que visa a união de esforços conjunto entre psicologia, família e escola para a promoção de saúde desses sujeitos.

Palavras-chaves: Psicologia Escolar. Intervenções grupais. Demanda Escolar.


[1] Trautwein et al, (2006)


Texto completo: RESUMO