Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
MARCAS E LÍDERES 2018
Fátima Giuliano, Simone Echeveste

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Introdução
Projeto que envolve pesquisa do top of mind em Canoas, evento
de premiação dos vencedores e divulgação dos resultados. É realizado em parceria
com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas – CICS e com o Diário de Canoas – DC.
Objetivos
Idenficar e ranquear as marcas mais lembradas em 38 categorias de negócios da cidade.
Metodologia
Pesquisa quantitativa, descritiva, por amostragem. | Amostra = 900 entrevistados, homens e

mulheres a partir de 17 anos, distribuídos em 13 bairros de Canoas em cotas proporcionais à
composição da cidade. | Margem de erro amostral máxima – 3,3%. | Coleta de dados –
entrevistas pessoais, individuais, mediante questionário estruturado. | Oito pesquisadores
– alunos do curso de Comunicação Social, selecionados, treinados e permanentemente
acompanhados pelas professoras orientadoras do projeto. | Auditoria – 20% dos
questionários. | Laboratório de Estatística tabula e trata estatisticamente os dados.
Resultados
São publicados em caderno especial do DC e os vencedores são premiados em cerimônia

destinada a empresários e autoridades locais, reunindo em torno de 180 participantes.
Referências bibliográficas
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2007.
SAMARA, Beatriz Barros. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson, 2006.
* Coordenadora do projeto. E-mail: fatimapointer@gmail.com
Conclusões parciais
O Projeto Marcas & Líderes tem sua conclusão em novembro, após publicação dos resultados
no Diário de Canoas e evento de premiação dos vencedores na CICS. No entanto, é possível
prever os seguintes benefícios para os envolvidos:
• empresariado local ganha instrumento gerencial para avaliar a percepção de sua marca;
• comunidade local ganha pela qualificação das atividades empresariais na região;
• experiência prática para alunos e de credibilidade para os cursos envolvidos;
• a Universidade colhe ganhos institucionais.

Referências bibliográficas
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2007.
SAMARA, Beatriz Barros. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson, 2006.
* Coordenadora do projeto. E-mail: fatimapointer@gmail.com


Texto completo: RESUMO  |  POSTER