Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO- A EQUOTERAPIA COMO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS NEUROPSICOMOTORES
Ludmila Guterres Campos

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Projeto de extensão

A Equoterapia como tratamento dos distúrbios neuropsicomotores

Campos, Ludmila G.  Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Cachoeira do Sul/RS. Curso de fisioterapia.

A Equoterapia é  um método terapêutico, complementar e interdisciplinar que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem nas áreas de educação, saúde e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais. O Programa de Equoterapia teve início em agosto de 2005, fruto da parceria entre os cursos de  Fisioterapia e Psicologia da ULBRA e o 13ºGAC,  Grupo de Artilharia e combate do exercito de Cachoeira do Sul .

O objetivo do projeto é oferecer atendimento de Equoterapia à  crianças portadoras de necessidades especiais, ao mesmo tempo que busca desenvolver nos alunos  uma consciência de solidariedade e responsabilidade social.

Desde a sua implantação, semestralmente, participam em torno de 8 alunos que prestam atendimento a  12  crianças,  totalizando em média 48 atendimentos mensais. São beneficiários deste programa, crianças matriculadas na APAE, AFAD, ou encaminhadas pela secretaria municipal de educação. Os praticantes são atendidos 1 vez por semana, com duração de 30 minutos. Cada praticante é atendido por 2 alunos voluntários que vão propondo exercícios para serem feitos pelo praticante, em cima do cavalo.

O projeto de Equoterapia tornou-se um diferencial no curso de fisioterapia, pois os alunos participantes, adquirem conhecimento e experiência em uma área de trabalho ainda pouco explorada, abrindo assim uma perspectiva dentro de um mercado de trabalho em expansão.

Durante este período muitos eventos foram promovidos pela equipe como jantares beneficentes, desfiles em datas comemorativas, palestras, pedágios, apresentações do exército, viagens de aprimoramento...que sempre contaram com o apoio e patrocínio de entidades públicas e privadas que acreditam e reconhecem  o destaque deste  trabalho dentro da comunidade. Muitos trabalhos científicos  estão sendo realizados utilizando os recursos, amostras e dependências da Equoterapia, tornando este espaço um alicerce aos pilares do ensino pesquisa e extensão.

Palavras chave: Fisioterapia, equoterapia, alterações neurológicas

 


Texto completo: POSTER