Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA TEÓRICO-PRÁTICA DE ANATOMOFISIOLOGIA DA LARINGE PARA ALUNOS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A FONOAUDIOLOGIA
Vicktória Rodrigues Martins, Eda Mariza Franco, Sheila Petry Rockenbach, Cristine Leal Martins

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Introdução: A laringe está situada no pescoço e é conectada superiormente à faringe e inferiormente à traqueia. Possui três funções que são de extrema importância: respiratória, deglutitória e fonatória. O funcionamento deste órgão é importante ao acadêmico para aplicação dos conhecimentos no exercício da profissão, e as Monitorias Voluntárias exercidas por alunos auxiliam no processo de aprendizagem. No ano de 2017, durante a Monitoria das Disciplinas de Voz do curso de Fonoaudiologia da Ulbra, sob a supervisão das professoras Dra. Fga. Eda Mariza Franco e Fga. Cristine Leal Martins, foi realizada uma aula teórico-prática para a disciplina de Introdução à Fonoaudiologia, sob tutela da professora Ms. Fga. Sheila Petry Rockenbach. O objetivo foi levar conhecimentos básicos da anatomia e fisiologia da laringe aos alunos. Metodologia: a aula foi realizada no Laboratório de Anatomia Humana da Ulbra, em setembro de 2017, com duração de três horas e presença de cerca de 25 alunos e também da professora da disciplina. Foi utilizado Power Point com fotos e vídeos e abordados os principais pontos do assunto. Também foi feito uso de peças laríngeas para manuseio e reconhecimento de estruturas, além de realizada a montagem do órgão com massa de modelar e rolo de papel higiênico. Resultados e Discussão: Questionamentos diversos foram realizados a partir do raciocínioclínico que os alunos faziam diante das informações obtidas, gerando troca de conhecimentos. A prática oferta mais interação e permite ao aluno apropriar-se mais dos estudos, fato percebido durante a manipulação das peças, onde a curiosidade e atenção foram bastante despertadas. A atividade de reprodução de laringes promoveu maior envolvimento com o que foi aprendido, gerando melhor fixação do conteúdo. Conclusão:É importante incentivar o acadêmico que se encontra em semestres avançados da graduação a dedicar-se em trabalhos voluntários de monitoria, contribuindo para que a busca pelo saber se perpetue e possibilitando a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes semestres.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER