Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DE UM PERÍODO DE 12 ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “SERVIÇO ODONTOLÓGICO E FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE ONCOLÓGICO”
Juliana Tomaz Sganzerla, Humberto Thomazi Gassen, Alexandre Azevedo Salles, Gabriel Francisco Krueger, Mabieli Rabelo Coelho, Luana Lunkes, Sandra Elisa Jotz, Karolina Cereja Padilha, Cristine Leal Martins, Sergio Augusto Quevedo Miguens Jr

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

O câncer de cabeça e pescoço (CCP) é a quinta neoplasia mais frequente no mundo. Devido à complexidade das implicações bucais geradas pela terapia antineoplásica, é fundamental que o paciente receba acompanhamento multidisciplinar desde o diagnóstico da doença.

O projeto de extensão “Serviço odontológico e fonoaudiológico de suporte ao paciente oncológico” tem o objetivo de prestar assistência nos períodos pré, trans e pós tratamento antineoplásico de pacientes com diagnóstico de CCP. O objetivo deste trabalho é avaliar as atividades desenvolvidas durante o projeto e discutir as perspectivas para o futuro, a partir de uma visão interdisciplinar.

 

METODOLOGIA

As variáveis demográficas, clínicas e comportamentais dos pacientes atendidos no projeto de extensão foram coletadas dos prontuários arquivados no departamento de Estomatologia do curso de Odontologia da Ulbra e analisadas de forma descritiva e por frequência relativa e absoluta. A análise qualitativa do serviço foi realizada por uma amostra da população, através de uma ficha de avaliação e relato dos pacientes. Os dados foram coletados após consentimento dos pacientes e sua identidade foi mantida sob sigilo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com os dados analisados, foram realizados mais de 3000 atendimentos, beneficiando cerca de 500 pacientes. A maioria é do sexo masculino, tabagista e com idade superior a 40 anos. O tipo de câncer mais comum foi o carcinoma espinocelular, tratado com radioterapia. As sequelas mais prevalentes são mucosite, infecções fúngicas, xerostomia, disgeusia e disfagia. O aumento na demanda de complicações orais e fonoaudiológicas levou a necessidade de ampliação do serviço no último ano, transformando o projeto em um serviço multidisciplinar, focado na prevenção, promoção e restabelecimento da saúde bucal, com impacto sobre a qualidade de vida desses pacientes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto de extensão universitária revela a importância de sua existência na relação estabelecida entre instituição e sociedade, impactando socialmente a comunidade de forma a levar soluções às necessidades dessa parcela da população, consolidando-se através da troca de conhecimentos e experiências entre professores, alunos e população.


Texto completo: RESUMO