Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PANORAMA SOBRE A ATENÇÃO AO PARTO E NASCIMENTO NO MUNICÍPIO DE CANOAS
Andressa Santos Schoen, Maria Renita Burg, Miria Elisabete Bairros de Camargo

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

Há cerca de duas décadas, o Ministério da Saúde vem intervindo com políticas para humanizar a assistência ao parto e nascimento, reduzindo os índices de cesariana. Para a Organização Mundial da Saúde, o parto normal deve ser sempre espontâneo, o bebê em posição cefálica, entre 37 e 42 semanas de gestação, estando, no nascimento, mãe e filho em boas condições. O Brasil vive uma epidemia de cesáreas.

 

OBJETIVOS

Verificar a prevalência do tipo de parto no município de Canoas/RS, no período de julho de 2012 a julho de 2017.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através das variáveis sobre parto e nascimentos da Declaração de Nascidos Vivos e os resultados expressos através de média ± desvio padrão. Os dados coletados são referentes aos anos de 2012 a julho de 2017. Essa pesquisa foi conduzida dentro dos padrões éticos exigidos pela Resolução Nº 466/12.

 

RESULTADOS

Entre o ano de 2012 até julho de 2017 ocorreram 29.332 partos no município, 14.629 partos normais e 14.703 cesarianas. A idade das mulheres que tiveram filhos por parto natural foi de 25 anos e cesariana de 28 anos. A Idade Gestacional foi de aproximadamente de 38 semanas nos dois tipos de partos. O número de consultas de pré-natal ao compararmos os tipos de partos, teve uma média de 9 consultas por gestante. 99,4% das gestantes que fizeram parto normal tiveram gestação única e 0,6% foi gestação dupla, já as que passaram por cesariana 96% tiveram gestação única, 3,9% foi gestação dupla e 0,1% tiveram gestação tripla. Dos 3 milhões de partos realizados no brasil em 2016, 55,5% foram cesárias e 44,5% partos normais.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Parto é uma questão de saúde e a escolha do modelo deve ser pelo método mais adequado para cada caso e o mais seguro para a mãe e o bebê. O parto cesáreo é uma intervenção que deve ser usada em situações nas quais as condições da mãe e do bebê não favorecem o parto vaginal. A taxa de realização de cesariana é considerada um indicador poderoso na avaliação da qualidade da assistência perinatal.


Texto completo: POSTER