Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PSE
Ana Luiza Copatti, Franciele Souza Santos, Luiz Felipe Bastos Duarte, Roberta de Alencar Rodrigues

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


Período de Realização:

As atividades relacionadas ocorreram entre outubro e dezembro de 2017.

Objeto da Experiência:

Crianças e jovens de duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) do bairro Mathias Velho, cidade de Canoas, Rio Grande do Sul.

Objetivos:
Relatar a experiência de ações de saúde vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), propostas e realizadas pelas profissionais de psicologia e farmácia, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária, da Universidade Luterana do Brasil.

Metodologia:
A experiência ocorreu nas EMEF Thiago Würt e Ministro Rubem Carlos Ludwig, cobertas, respectivamente, pela Equipe de Saúde da Família I, e III respectivamente, da UBS União. Inicialmente, realizou-se uma conversa acerca dos objetivos do programa, com o intuito de conhecer as necessidades da escola e organizar o cronograma de atividades, as quais foram posteriormente realizadas pelas residentes atuantes na UBS.

Resultados
As palestras tiveram como propósito informar, esclarecer e conscientizar crianças e adolescentes, e proporcionaram um espaço de diálogo e construção de identidade, através de orientações sobre problemáticas do cotidiano, como bullying, convivência em grupo, violência e limites. Observou-se ainda, que a ação possibilitou um processo de autoconhecimento e mediação de conflitos, sendo constatado a partir da verbalização dos alunos participantes, bem como dos professores.

Análise Crítica:

Trabalhar educação em saúde não dispensa a aplicação da medicina tradicional, mas considera que esta é uma pequena parte de um todo mais abrangente que afeta a saúde. Partindo do princípio da integralidade das ações de saúde, as práticas preventivas e de promoção da saúde nas escolas devem ser fortalecidas. Sendo a atuação multiprofissional, ligada a educação em saúde, importante ferramenta, que ultrapassa o compartilhamento de conhecimento específico, buscando proporcionar um modelo biopsicossocial.

Conclusões e/ou Recomendações:

A educação para a saúde é uma área que tem assumido uma importância cada vez maior na sociedade atual. Assim, constatou-se que ao apostar em políticas preventivas e promotoras de saúde, os ganhos obtidos são significativos, tanto em nível pessoal, quanto comunitário.


Texto completo: POSTER