Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
GRUPO DE ANESTESIOLOGIA E TERAPIA INTENSIVA DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Wendel Dietze, Leticia Sebastiany, Neide Griebeler, Leandro Fadel

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

O Grupo de Anestesiologia e Terapia Intensiva (GATI) do curso de medicina veterinária da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas RS, iniciou suas atividades em julho de 2016 e consolidou-se em fevereiro de 2018 com a publicação no edital do curso. Tem o objetivo de difundir e aprofundar o conhecimento nas áreas de anestesia e tratamento intensivo de pacientes críticos.

METODOLOGIA

O GATI é composto por um grupo fechado de 10 alunos de diferentes períodos da graduação, responsáveis pelas atividades do grupo, e um professor orientador e coordenador. O grupo é renovado a cada semestre e os candidatos são avaliados conforme seu currículo e entrevista presencial. Os encontros são realizados quinzenalmente com aulas (teóricas e práticas), reuniões para desenvolvimento de eventos, seminários, palestras e elaboração de artigos para publicação. Além disso, organiza-se um curso aberto para promover o grupo e arrecadação de verba para a manutenção das atividades durante o ano. O curso deste semestre teve como tema “Conceitos e Princípios Básicos da Ventilação Mecânica e contou com 75 participantes de diferentes cursos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os encontros do Grupo de Anestesiologia e Terapia Intensiva vêm cumprindo com o seu propósito de expandir o conhecimento do corpo discente da universidade, desenvolver a pró-atividade e melhorar o currículo dos membros estimulando a pesquisa. Durante os dois anos, mais de 50 alunos já passaram pelo grupo expressando o sucesso das atividades.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER