Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR
Juliana de Oliveira, Cristina Fedrizzi Caberlon

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO O desenvolvimento motor na infância caracteriza-se pela aquisição de habilidades motoras que oportunizam um domínio do corpo estática ou dinamicamente1 . O objetivo deste projeto é analisar o perfil de escolares da rede ULBRA de ensino quanto ao desenvolvimento motor. METODOLOGIA Projeto com estudantes matriculados nas escolas da rede ULBRA/Canoas, realizando uma anamnese e o teste Korperkoordination Test fur Kinder (KTK). Foram coletados dados da anamnese e realizada medida de peso e altura e o KTK consiste em realizar quatro baterias de tarefas: saltos em um pé só, saltos laterais, marcha posterior em trave de equilíbrio e transposição lateral de objeto1 . Os dados coletados são analisados e, anualmente, apresentados aos participantes. Um relatório com os achados é disponibilizado para a escola e responsáveis. RESULTADOS E DISCUSSÃODurante o primeiro semestre de 2018 foram avaliados 58 escolares da ULBRA Cristo Redentor, com idades entre 09 e 14 anos. Os resultados encontram-se na tabela 1. Uma revisão sistemática realizada por Luz et al. (2018)2 avaliando a utilização da Escala de Desenvolvimento Motor em escolas públicas do Brasil, revelou que a faixa etária estudada era um pouco mais jovem do que neste estudo, porém a revisão explicita citando outros 03 autores que os escolares estudados apresentavam comprometimento da coordenação motora, ou foram classificados com um perfil motor Normal Baixo, dados que corroboram com os deste estudo2 . Gouveia et al. (2017)3 afirmam que cada etapa do desenvolvimento motor depende da etapa aprendida anteriormente e que a educação física possui a capacidade de aprimorar o desempenho motor das crianças, oferecendo-lhes melhor aptidão do gesto motor e consciência corporal. Muller et al. (2017)4 reforçam ainda que as práticas esportivas colaboram com a formação da personalidade e com o desenvolvimento da criança. Além deles, Luz et al. (2018)2 também evidenciaram que a prática esportiva melhora os resultados de desempenho motor de escolares.CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto está engajado em promover educação e saúde nas escolas da rede ULBRA e com a aprovação obtida no Comitê de Ética e Pesquisa irá seguir realizando estas ações e publicando os achados nos próximos anos.

Texto completo: RESUMO