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CENÁRIOS EM ONCOLOGIA CLÍNICA: DESENVOLVENDO A RELAÇÃO ENTRE PROFISSIONAL DE SAÚDE E PACIENTE DESDE A FORMAÇÃO
Victoria Borques Santana, Sérgio Roithmann, Thaís Zilles Fritsch, Thaís Vanessa Salvador, Fernanda Lange Coelho, Mariana Oliveira Tripoli Mattos, Marieli Barp Ziliotto, Carla Isabel Borré, Alexsandro Guimarães, Bruna Antunes Martins

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Introdução: O desenvolvimento de uma boa relação médico-paciente é extremamente necessário no contexto oncológico, já que habilidades de comunicação melhoram os níveis de autoconfiança no tratamento e reduzem o estresse emocional, promovendo melhor resposta ao tratamento. Logo, faz-se necessária o desenvolvimento de programas focados nessa temática, que visam ensinar aos participantes formas de estabelecer comunicação com os pacientes e praticar empatia em conflitos clínicos complexos e recorrentes da prática oncológica.

Objetivos: demonstrar a importância que projetos como o Cenários em Oncologia Clínica têm na formação dos acadêmicos.

Metodologia: O curso consiste em aulas teórico-práticas de 2 horas de duração abordando os temas: “Empatia na relação médico-paciente”, “Oncologia Clínica”, “Comorbidades Psiquiátricas na Oncologia”, “Oncologia Ginecológica”, “Oncologia Pediátrica” e “Cuidados Paliativos”, cada encontro contando com a presença de profissional especialista. As aulas ocorreram no Centro de Simulações Realísticas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, através da observação de uma simulação de consulta, numa sala com divisória espelhada, garantindo a privacidade da consulta simulada. Após cada simulação, os profissionais debatiam com os alunos formas de melhorarem suas performances baseado nas técnicas propostas pela literatura, assim como simulavam essas técnicas a fim de elucidá-las. Ao longo do curso, os acadêmicos e professores puderam relatar a repercussão da atividade na formação acadêmica e o impacto positivo no contato com os pacientes, destacando a escuta ativa, a identificação de problemas e das emoções vinculadas a eles. Dessa forma, procurou-se, através deste debate, contribuir com a qualidade do atendimento dos futuros profissionais e, portanto, com a melhora dos serviços de saúde.

Conclusão: A empatia representa um dos domínios centrais das habilidades sociais e de comunicação e é frequentemente associada a melhores resultados diagnósticos e terapêuticos. Dessa forma, a oferta de cursos de habilidade de comunicação e empatia, torna-se um excelente instrumento para melhorar a formação dos profissionais e otimizar a assistência médica, contribuindo, também, para a formação dos futuros profissionais de saúde e qualidade no atendimento à comunidade.


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