Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO
Alexia Diovana Rocha, Amanda Faleiro, Juliane Meneghetti, Sheila Tamanini de Almeida, Marcia Angelica Peter Maahs, Monalise Costa Batista Berbert

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

O aleitamento materno é considerado a forma mais natural e segura de alimentação da criança pequena, devendo ser exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos ou mais (NASCIMENTO; ISSLER, 2004). Apesar disso, as taxas de amamentação no Brasil ainda se encontram bastante abaixo do recomendado (BRASIL, 2009). Para mudar essa situação, a mulher deve ser orientada desde o pré-natal a respeito dos benefícios da amamentação e apoiada por profissionais habilitados (BUENO; TERUYA, 2004). O projeto de extensão “Falando em Amamentação” foi concebido em 2009 com o intuito de orientar gestantes e puérperas da rede pública de saúde e realizar ações de apoio à amamentação.

 

METODOLOGIA

O projeto realiza suas ações semanalmente no ambulatório de ginecologia e obstetrícia e alojamento conjunto do Hospital Santa Clara. No ambulatório, os grupos de gestantes são orientados sobre os benefícios da amamentação, pega e posicionamento, malefícios dos hábitos orais, ordenha manual e importância do Teste da Orelhinha. No alojamento conjunto, a díade mãe-bebê é abordada à beira do leito, permitindo a observação da mamada pelas acadêmicas e realização de aconselhamentos conforme a demanda da mulher. Além das ações na rede pública, o projeto organiza anualmente um evento comemorativo à Semana Mundial do Aleitamento Materno, e em 2018, promoveu três oficinas sobre práticas em amamentação.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em 2018, foram orientadas cerca de 80 gestantes e 200 puérperas. A maioria das mulheres era multípara e apresentava dúvidas sobre a pega correta, ordenha do leite, utilização da mamadeira e chupeta, entre outras. Além disso, muitas mães não haviam recebido informações sobre amamentação anteriormente, o que mostra o despreparo do profissional da saúde para realizar as orientações. Em relação ao evento e às oficinas, cerca de 120 ouvintes, entre acadêmicos e profissionais, foram atingidos e conscientizados sobre a importância do aleitamento materno para a sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto considera exitosas as ações desenvolvidas e compreende, segundo relatos da população atendida e discentes participantes, que as orientações adequadas e o apoio durante o período gestacional e puerperal influenciam positivamente a mulher na escolha de amamentar e na duração do aleitamento materno.


Texto completo: RESUMO