Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ARQUITETURA APLICADA - ESCRITÓRIO MODELO
Rodrigo Adonis Barbieri, Clarissa Rech Meneguzzi

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

Voltado para instituições assistenciais e sem fins lucrativos, o projeto de extensão Arquitetura Aplicada – Escritório Modelo proporciona experiências profissionais e acadêmicas nas áreas de arquitetura, urbanismo e construção civil. Através da elaboração de estudos arquitetônicos e urbanísticos, esta proposta visa o desenvolvimento das habilidades profissionais, por meio de iniciativas que contribuam para ações inclusivas e comunitárias, tendo como base a participação de alunos e professores desta universidade, principalmente, do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Canoas.

 

METODOLOGIA

Uma vez realizados os convênios com as entidades que se encaixam no escopo pretendido, são analisadas as necessidades da instituição e a pertinência da aplicação do projeto. A seguir são desenvolvidos os estudos arquitetônicos e urbanísticos de acordo com os objetivos estabelecidos e, na sequência, são avaliados os resultados quanto ao atendimento das demandas e desempenho dos componentes. Os alunos participantes são selecionados através de chamada divulgada em redes sociais e murais internos tendo como critério o desempenho acadêmico e nível já cursado.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em um ambiente que busca reproduzir as rotinas profissionais aos alunos envolvidos, com operacionalização dos conhecimentos acadêmicos, pretende-se, dentro das possibilidades, atender demandas básicas de organizações comunitárias ou assistenciais, evidenciando, por sua vez, o papel social e cultural da arquitetura e urbanismo. Estão em andamento os convênios com a Fundação Bancos Sociais, ACERGS (Associação de Cegos do Rio Grande do Sul), além de demandas vinculadas à universidade, que se enquadram nos objetivos deste projeto de extensão.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Até o momento, foram desenvolvidas atividades de acolhimento dos voluntários, participação de eventos da própria ULBRA além da realização de pequenos projetos de caráter experimental.

 

REFERÊNCIAS

AZEREDO, Hélio Alves de. O edifício até a sua cobertura. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 1998.

CHING, Francis D. Representação Gráfica em Arquitetura. Bookman. Porto Alegre. 2000.

COLIN, Sílvio. Uma Introdução à Arquitetura. Rio de Janeiro. UAPÊ. 2000.

RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura Vivenciada. São Paulo, Martins fontes, 1998.

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo, Martins Fontes, 1994


Texto completo: RESUMO  |  POSTER