Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
MONITORIA E COMPETÊNCIA PARA ATUAR EM CURSOS DE EXTENSÃO: DESAFIOS NA MODALIDADE EaD
Mara Lúcia Salazar Machado, Juliana Gonçalves Lacerda, Lenise Ghiorzi Corrêa

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


A experiência de se trabalhar na monitoria do Projeto de Extensão: ‘A Diversidade Social, Cultural e Ambiental na Ação Pedagógica tem possibilitado o aprofundamento de conhecimentos e constantes desafios. [1]Matoso (2014) afirma que a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a formação integrada em diferentes áreas acadêmicas. Assim, pelo segundo ano consecutivo, vivenciamos a monitora deste projeto que apresenta uma variedade de objetivos acadêmicos e comunitários. O objetivo geral do relato é de socializar ações planejadas, refletidas e avaliadas em uma proposta de extensão, na modalidade Ead. O caminho metodológico foi dividido em três momentos: (1) formação teórico-prática; (2) divisão de atividades desenvolvidas ao longo do processo; (3) revisão processual e (re)orientação de ações. A formação teórico-prática teve o ponto de partida em 2017 quando foi possível participar do projeto enquanto cursista do mesmo. As atividades foram distribuídas e assim orientadas pela professora responsável: divulgação da proposta através das redes sociais e de maneira presencial; divisão das pessoas inscritas em três turmas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) NetAula. Neste espaço, o fórum, e-mails e avisos foram por nós mediados sempre com supervisão. As dúvidas que surgiam no decorrer da monitora eram discutidas e respondidas através de reuniões presenciais, reuniões virtuais por hangout e por comunicação constante, mediada por um grupo no WhatsApp. Por resultados parciais desta experiência acadêmica, observamos o desenvolvimento de habilidades e competências como: aprofundamento de conhecimentos, maior autonomia, dedicação, disciplina e trabalho em equipe. O trabalho na monitoria tem sido desafiador pois exige estratégias de ação que nos desacomoda e faz aprofundar diferentes conhecimentos.


[1] MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, ano 3, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014. file:///C:/Users/Mara/Downloads/28108-80148-1-PB.pdf. Acesso em: 26 agosto de 2018.


Texto completo: RESUMO