Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA FONOAUDIOLOGIA E PSICOMOTRICIDADE
Gilberto Mateus Flores, Iriana Monteiro de Almeida, Enio Antonio Anezi, Larissa Terra Bender, Bruna da Silva Bizarro, Gilberto Flores, Felipe Goulart, Jordana Luchese Maciel, Thiago Assis da Silva, Claudia Carolina Fermino Tochetto, Ivan Antonio Basegio, Viviane Pasqualeto

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: O curso de fonoaudiologia iniciou sua atuação no Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE) no primeiro semestre de 2018, promovendo atividades de estimulação da linguagem e motricidade orofacial. As sessões possuem abordagem interacionista e interdisciplinar, utilizando o vínculo e ludicidade como recurso terapêutico. Participam crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência, em grupos diversos com objetivo de estimular e/ou adaptar habilidades limitadas e potencializar as já desenvolvidas. METODOLOGIA: Nas sessões foram realizadas atividades de formação de vínculo, organização da brincadeira, estimulação de condutas pré-simbólicas e simbólicas, comunicação alternativa, estimulação de expressividade e compreensão, além de orientações aos familiares e aos demais terapeutas de outras áreas. RESULTADOS: No espaço de integração e comunicação alcançou-se a interagibilidade e adaptação dos participantes no processo terapêutico, promovendo condições hábeis de aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fonoaudiologia esta há pouco tempo exercendo seu trabalho no Centro Interdisciplinar Estudos em Psicomotricidade Relacional, porém alcançou resultados significativos. Dessa forma conclui-se que a atuação fonoaudiológica em espaços de psicomotricidade relacional é de grande relevância e essencial para desenvolver estratégias terapêuticas e facilitar a linguagem e comunicação social dos participantes.


Texto completo: RESUMO