Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA SOBRE OS PRÉ E PÓS TESTES DE IMUNIZAÇÕES REALIZADOS PELOS ACADÊMICOS DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE
Jonas Corrêa Lima, Maria Renita Burg, Liane Einloft, Maria Isabel Morgan Martins, Adriana Caetano, Luciana do Amaral, Bruna Barros, Matheus Gerra, Douglas da Silva, Caroline Garcia, Sheila Kocchann

Última alteração: 28-10-2019

Resumo


Palavras-chave: experiência, interprofissionalidade, saúde.

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) caracteriza-se por incentivar educação Interprofissional no âmbito da saúde. O programa promove e qualifica a integração entre ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde¹. Nesse âmbito é importante definir interprofissionalidade como: a união entre duas ou mais profissões, naquilo que há de comum entre elas, basicamente define-se como troca de experiências e vivências para o bem geral². METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a confecção de pré e pós testes, realizados pelos acadêmicos do grupo de vacinas do PET-Saúde da ULBRA. O grupo de vacinas da Ulbra é composto por 6 acadêmicos das áreas da saúde (medicina, enfermagem e biomedicina). Quando da formação do grupo de vacinas, os acadêmicos elaboraram o pré-teste, envolvendo questões pertinentes ao tema do grupo –vacina/ imunização, após a formação em EAD proposta pelo programa do PET-SAÚDE, foi realizado o pós-teste. Foi acrescentado às experiências, conceitos e estudos da base literária para embasamento teórico-prático. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os pré-testes e pós testes foram efetuados de maneira individual. Os resultados dos pré e pós testes foram analisados e compilados em grupo, de forma qualitativa e comparativa, onde cada acadêmico expos suas respostas. Após a exposição foi discutido a melhor forma de construção de cada resposta dos pré e pós testes e, a partir disso, foi realizada a tabulação das informações discutidas. De maneira didática e organizada foi possível reforçar os conceitos de imunização e interprofissionalidade. Esses aprendizados têm fundamental importância na formação acadêmica do futuro profissional, porque contribuem para que o aluno possa compreender o cenário da estrutura de vacinação em um município, no caso, de Canoas - RS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, pode-se ressaltar que o pré e pós teste realizado, proporcionou ao grupo perceber que a interação entre as diferentes áreas da saúde contribui de maneira fundamental para o aprendizado do futuro profissional, ou seja, foi possível vivenciar a interprofissionalidade.

REFERÊNCIAS:

¹BRASIL. Ms. Ministério da Saúde (Ed.). PET-Saúde/Interprofissionalidade. 2019. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/noticias/sgtes/45332-pet-saude-interprofissionalidade-inicia-atividades-da-nona-edicao>. Acesso em: 01 ago. 2019.

² CECCIM, Ricardo Burg. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface, Porto Alegre, p.2-3, 27 ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v22s2/1807-5762-icse-22-s2-1739.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2019.


Texto completo: POSTER  |  RESUMO