Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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DANÇA: EXPRESSÃO DOWN-UP CEAMA: DESDE 1997 FAZENDO A DIFERENÇA
Rosilene Moraes Diehl, Camila Escobar

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O grupo de dança Expressão Down-Up formado por jovens e adultos, foi fundado em 1999 com o objetivo de levar a dança expressão corporal para jovens com síndrome de Down. As aulas de dança são realizadas todas as terças-feiras com duração de uma hora. A aula é dividida em três etapas bem caracterizadas: aquecimento, montagem e treino da coreografia e volta à calma. Após a chegada e recepção dos 08 alunos,  é comunicado e explicado a rotina do dia. O aquecimento é feito com duas músicas, explorando todos os movimentos para um aquecimento global, visto que o aquecimento acelera o fluxo de sangue para os músculos, diminuindo a probabilidade de lesão. Uma vez aquecidos, partimos para a execução de coreografias a serem apresentadas em eventos que o grupo Expressão Down-Up é convidado, como por exemplo, no início do semestre apresentamos a coreografia anterior no saguão de entrada do bloco 55 da ULBRA. Além disso, o grupo foi convidado pela prefeitura de Canoas para participar do Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down. Nas duas oportunidades os alunos foram muito aplaudidos. A montagem da coreografia para o ano de 2019 foi pensada e apresentada aos alunos no início de abril. Intitulado “O rei do show”, a escolha da música foi baseada no filme de mesmo nome. O projeto com essa coreografia tem como objetivo a diversidade, que é marcada por aquilo que é pulsante, vivo e intenso, independente dos padrões de beleza ou estética vigentes. Essa coreografia será trabalhada até o fim do ano, onde estamos planejando uma noite de gala com os alunos, para comemorar os 20 anos de Down-Up. Todo o processo criativo foi elaborado e pensando em conjunto, havendo uma sinergia entre professores e alunos. Sabendo dos benefícios da dança, tais como: fortalecer os músculos em torno das articulações, a fim de atingir uma melhora na estabilização, contribuir para o desenvolvimento da percepção corporal e intensificar a autonomia.  As aulas são feitas também para aumentar a autoestima dos alunos, mostrando que todos são importantes e capazes de realizar os movimentos, cada um com seu tempo e sem comparação com o colega. O projeto objetiva o autoconhecimento, interação com os outros, desenvolvendo capacidades motoras, sociais, afetivas e cognitivas. Além disso, permite a construção através de um processo simbólico, isto é, trazer para dança o mundo que elas conhecem e compreendem.



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