Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
HABILIDADE DE SPEAKING COMO FOCO DO PROJETO EXTENSIONISTA LINGUAGENS E(M) COMUNICAÇÃO
Bruna Pfingstag Grutka, Sheila Staudt

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O projeto extensionista “Linguagens e(m) Comunicação” iniciou em 2019 a partir da necessidade de endereçar os cursos de língua francesa então ofertados em 2018 no IFRS Campus Canoas. Pensado como uma vertente do programa “Olhares Sobre as Cidades: Experiências de Viagens”. Visando a importância das relações interpessoais e transnacionais em um mundo globalizado, o projeto tem por objetivo promover a interação linguística de seus participantes, além de reconhecer as demais linguagens presentes em nosso cotidiano. Ao aliar Pesquisa (expressa na preparação teórica e prática envolvida nas atividades), Ensino (ao passar o conhecimento retido para outras pessoas) e Extensão (ao disponibilizar essas oportunidades para o público externo), essas ações promovem de fato a indissociabilidade entre estes pilares da iniciação científica na instituição. Para tanto, estão sendo disponibilizados cursos de língua francesa, oficinas de escrita criativa e encontros de prática de conversação em língua inglesa desde o 1° semestre de 2019. No que diz respeito aos “Conversation Meetings”, que é a atividade relacionada à prática de conversação, pensou-se em dois encontros semanais com foco direto na habilidade de speaking. Visualizando também o mercado de trabalho tão concorrido na atualidade, certificação de 50 horas será ofertada aos participantes com frequência superior a 75% ao término dos encontros. Tomando como ponto de partida que a conversação é essencialmente um evento interativo, no qual existem tanto cooperação, como negociação, a bolsista e os participantes se encontram para falar exclusivamente em inglês. Os participantes, mesmo com níveis distintos de conhecimento, são capazes de se comunicar e se colocam na posição de aperfeiçoar essa habilidade a partir de estímulos preparados previamente. Tanto o material utilizado quanto os assuntos escolhidos são elaborados integralmente pela bolsista e revisados pela coordenadora, fato que encoraja a autonomia da estudante, bem como representa uma oportunidade de colocar à prova seus conhecimentos. Logo, todos os envolvidos estão sendo beneficiados com o projeto: a instituição, a coordenadora, a bolsista e de modo especial, os participantes.



Texto completo: RESUMO