Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
AÇÕES EXTENSIONISTAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) NO ÂMBITO DO ENSINO FORMAL
Cassiara Maísa Pech, William Stefan De Oliveira, Júlio César Esparremberger, Paulo Alexandre Schneider, Suelen Bomfim Nobre

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O Vivenciando a Educação Ambiental é um projeto socioambiental realizadopor alunos bolsistas, voluntários e professores de diferentes áreas do conhecimento daUniversidade Feevale. Seu público alvo é composto por escolares de instituiçõespúblicas da educação básica, localizadas em Novo Hamburgo. No semestre 2019-1foram atendidos 54 escolares do 4o e 5o ano da Escola Municipal de EnsinoFundamental Presidente Afonso Pena. As oficinas pedagógicas ocorrem mensalmente eforam divididas em quatro temáticas. Diversas estratégias pedagógicas como jogoslúdicos, experimentações e dinâmicas interacionistas foram desenvolvidas, incentivandoos estudantes a aprender conceitos relacionados às Ciências da Natureza, gerandoconsciência sobre a importância da qualidade ambiental. A oficina Áreas Verdesutilizou interpretações de imagens aéreas, proporcionando a identificação de áreasverdes no entorno da escola; discussão sobre os diversos espaços e características destasáreas; jogos de perguntas e respostas; e um jogo de batalha naval, reestruturado comoestratégica lúdica, utilizando questões relativas à temática. A oficina Água, teve comoobjetivo mostrar aos alunos como ocorre o ciclo da água e qual sua importância para omeio ambiente e todos os seres vivos. Primeiramente foi utilizada uma maquete querepresenta um sistema de tratamento, assim, os alunos puderam observar ecompreender o procedimento necessário para termos em nossas casas água potável.Após, foi utilizado um filtro contendo carvão, areia, algodão e pedras, para representaruma das etapas do tratamento da água. A terceira atividade constituiu-se de um jogo detabuleiro. A oficina Biodiversidade retratou fauna e flora contida nas regiões de todo omundo, apresentando os animais e onde vivem, realizando atividades sobre a teiaalimentar e apresentação de animais coletados de acidentes e taxidermizados A oficinaSolos e Resíduos Sólidos abordou os processos de formação dos solos, com umexperimento de visualização dos horizontes, apresentação de matas ciliares e a variaçãoda composição geológica presente na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER