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SERVIÇOS-ESCOLA (NAP, LAIP e NUPAI) DE PSICOLOGIA
Cristiana Rezende Gonçalves Caneda, Laura Morais Machado, Letícia da Silva Ventura, Rodrigo Brito Felin

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: A formação da(o) psicóloga(o) brasileira(o) tem sido alvo de debate e reflexão desde muito antes da regulamentação da profissão. E certamente esse debate estará sempre presente, na busca constante da qualificação teórico-metodológica, ética e técnica, e da atualização desse processo. Como parte desse processo, o Conselho Federal de Psicologia e as instituições formadoras, têm procurado ampliar o repertório de atuação do psicólogo para atender de forma satisfatória as necessidades da população brasileira. Assim, temos os serviços-escolas em Psicologia que consistem em espaços associados às instituições de ensino, no qual seus acadêmicos psi completam a sua formação ao realizar a prática clínica, sob a orientação de um professor-supervisor. Desta forma, pode-se dizer que as clínicas-escola atendem a dois públicos, a de alunos, com suas demandas específicas em termos de objetivos de aprendizagem, desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, e a comunidade local em que a IES se insere, também com suas necessidades e demandas específicas que precisam de atendimento e que contam apenas com o serviço que a universidade oferece.      Os serviços-escola (NAP e LAIP) têm sido referência para encaminhamentos de organizações públicas e privadas, da comunidade de Cachoeira do Sul e região, desde o ano de 2002. E, mais recentemente o NUPAI foi criado para atender as escolas com casos de inclusão. OBJETIVOS: Promover ações e procedimentos que possibilitem atendimento em saúde mental para a comunidade de baixa renda da cidade de Cachoeira do Sul e região, através de atendimento psicológico clínico, atuando na promoção e prevenção em saúde do município. Além de oportunizar a formação de um profissional comprometido com os problemas sociais e com a melhoria da qualidade da vida humana. METODOLOGIA OU MATERIAL E MÉTODOS: A equipe atualmente é composta por 4 psicólogos que supervisionam os serviços locais, de acordo com suas áreas de atuação clínica, processos educativos e de gestão: 1 de terapia cognitivo comportamental, 1 supervisor em psicoterapia breve com ênfase em psicanálise, 1 de terapia sistêmica e 1 de humanista. Os serviços-escola contemplam o NAP sob responsabilidade técnica da professora de abordagem cognitiva comportamental, o LAIP (Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica) e o coordenado pela professora de sistêmica e o NUPAI (Núcleo de Psicologia, Acessibilidade e Inclusão), coordenado pela professora de abordagem psicanalítica. Além disso, trabalham 12 estagiários que realizam acolhidas, triagens, psicoterapia breve e psicodiagnóstico e monitores, os quais dão suporte nos processos administrativos da clínica. RESULTADOS: No local, alunos de graduação colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que oferecem consultas, avaliações e sessões de psicoterapia para todas as idades. Com uma demanda média de 400 atendimentos por semestre, os serviços-escola são hoje umas das principais referências para comunidade na área de psicologia. CONCLUSÕES FINAIS OU PARCIAIS: Os serviços-escola proporcionam espaços de atendimento as exigências curriculares e reafirmam a missão da universidade, salientando as dimensões acadêmicas, como centro de ensino-aprendizagem, abrangendo as áreas de ensino pesquisa e extensão, e a dimensão social da universidade, de forma integrada com as instituições com quem forma parceria. Além de buscar fortalecer laços e parcerias no município e região com o intuito de contribuir com a formação de profissionais que tenham uma visão de totalidade e integração permeada pela ética e compromisso com o bem-estar e qualidade de vida dos seres humanos. Conclui-se que o curso de Psicologia através de seus serviços encontra-se cumprindo seu papel social, bem como integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço-escola; Psicologia; Universidade.


Texto completo: RESUMO