Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE OBSERVACIONAL EM CIRURGIA DO TRAUMA
Amanda Della Giustina, João Antônio Menezes Ribeiro, Augusto Rockenbach Rubin, Giordana Carrer Bortolini, Victor Schumacher Freire, Angélica Pradella Titton, Gusthavo Andreas Assmann Osaida, Juliana Mette Ongaratto, Mariana de Souza Massetti, Mônica de Campos Rodrigues, Natallia Boff de Oliveira, Isis Lorencena Drummond, Tuane da Silva Sérgio, Jade Guimarães Fulber, Laura Chies Kercher, Tuany Di Domenico, Victor Viecceli Villarinho, Angélica Titton, Maiara Mallmann de freitas, Marilia Azambuja Prochnow, Mayara Nascimento, Róger Gonçalves Viana, Róger Mendonça Lucas, Weverton Wendler Ferreira dos Reis, Rogério Fett Schneider

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: Trauma é definido por toda lesão causada por agentes externos. As causas externas modificam-se de acordo com a faixa etária. Contudo, os acidentes de trânsito e a violência são as principais causas de morte por causas externas no Brasil. O projeto de extensão Internos da Cirurgia do Trauma é uma atividade observacional criada pela Liga do Trauma da Ulbra para aproximar os alunos da medicina a esta realidade, proporcionando aprendizado e vivência nesta área da medicina. O objetivo do projeto é introduzir os acadêmicos de medicina ao ambiente hospitalar, aprimorar e expandir seus conhecimentos sobre a cirurgia do trauma e seus procedimentos, e exercitar a habilidade de manter uma boa relação médico-pacientes e com seus familiares.

 

METODOLOGIA: A atividade consta com 36 alunos de medicina, o qual são divididos em grupos de dois acadêmicos e seguem uma escala de horários para acompanhar os cirurgiões e os residentes da cirurgia do trauma no Hospital de Pronto Socorro Canoas. A atividade é observacional e proporciona o acompanhamento em todo o processo de atendimento até os procedimentos necessários em cada situação.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os acadêmicos adeptos a atividade observacional do Internato de Cirurgia do Trauma adquirem maior conhecimento sobre a rotina de um Hospital Pronto Socorro, relações interprofissionais de trabalho, cuidados com pacientes, a importância do contato aos familiares e sobre a cirurgia e procedimentos realizados no trauma.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O conhecimento agregado com a atividade observacional prepara o acadêmico para o meio hospitalar e para a realidade profissional do médico. Ademais, enriquece sua experiência de trabalho em equipe e seu conhecimento na área da cirurgia do trauma.



Texto completo: RESUMO