Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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BRINCANDO COM A LINGUAGEM
Aline da Silva Kern, Maria Eduarda Pedroso Baseggio, Thiago Augusto Flores Chies, Thaís Fortes, Liandra Fritzen, Tainá Viégas da Silva Garcia, Brenda Kehl, Sinara Rech, Esther da Cunha Rodrigues, Thamires Stecker, Deisi Cristina Gollo Marques Vidor

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


A atuação do fonoaudiólogo nas escolas contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes, posto que em conjunto com professores são pensadas estratégias para estimulação da linguagem oral e escrita, voz e audição (Zorzi, 2003). O projeto Brincando com a Linguagem atua em uma escola municipal de Porto Alegre com alunos de 1° a 3° ano, investigando e auxiliando a população através de jogos educativos (Kishimoto, 1994), os quais têm a função estimular habilidades linguísticas por meio da ludicidade. No ano de 2017 foram investigadas as habilidades de vocabulário, fonologia, discriminação auditiva, consciência fonológica e escrita. Em seguida, foram propostas oficinas lúdicas para potencialização da aprendizagem das crianças nestes aspectos. No primeiro semestre de 2019 foram apuradas as necessidades de cada turma por meio dos dados anteriores e os protocolos reaplicados para levantamento dos resultados das ações propostas pelo projeto em conjunto com a escola. Para o segundo semestre de 2019 estão sendo confeccionadas oficinas direcionadas às principais necessidades de cada turma e laudos com orientações para pais e professores acerca do analisado. Até o momento foram avaliados 328 alunos, sendo 31,09% do 1° ano, que trabalharam elementos de vocabulário; 34,45% alunos de 2° ano, que foram avaliados em fonologia; e 34,45% do 3° ano, avaliados em consciência fonológica. O enfoque para cada ano escolar ocorreu diante do exposto pelos dados de 2017, que sondou essas habilidades como tendo maiores atrasos pelos discentes. Após a análise, as oficinas confeccionadas incluem atividades que têm foco principal na ampliação de vocabulário, exploração das habilidades de consciência fonológica e outras questões de linguagem oral e escrita, que, de forma lúdica, transportam o conhecimento teórico aprendido pelos graduandos de fonoaudiologia para a prática extensionista. O projeto vem cumprindo com o esperado. Contribui na formação dos graduandos, os quais aprendem a importância de um fazer multidisciplinar através do contato com o corpo docente; estabelece orientações aos pais, possibilitando precauções para possíveis problemas e estimula o aluno através da imaginação e curiosidade, mostrando a eficiência do brincar para o processo educacional.


Texto completo: RESUMO