Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

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FALTÔMETRO: FERRAMENTA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA SUPERAR O ABSENTEÍSMO AMBULATORIAL
Bianca Borges Romeiro Caetano, Bruna Viegas Fernandes, Míria Elisabete Bairros Camargo, Angelica Chini, Ana Carolina Luiz Geiger Kerschner, Maria Luisa Brodt Lemes, Larissa Daitx Raupp, Marielli Costa De Souza

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução: O absenteísmo ambulatorial é o não comparecimento de paciente em consultas previamente agendadas em unidades de saúde sem nenhuma notificação. Este é um assunto de crescente relevância devido ao grande número de pessoas aguardando por consultas, razão pela qual esse relato de experiência diz respeito a construção de um Faltômetro em uma Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família (UBS/ESF) no município de Esteio/RS. Objetivo: Partindo do entendimento de que esta ausência priva o acesso de outros pacientes de atendimento, além de causar transtornos financeiros e no fluxo da unidade, a elaboração do Faltômetro enquanto ferramenta de sensibilização da comunidade tem por objetivo amenizar o índice de absenteísmo de usuários previamente agendados, através da ampla divulgação de seus indicadores à população em geral. Metodologia: Inicialmente a gestão identificou o problema e suas principais causas; em sequência as residentes realizaram um levantamento da relação entre consultas agendadas e consultas não efetuadas por não comparecimento dos usuários no período correspondente aos últimos 30 dias; após, as informações foram sistematizadas e, então, foi confeccionado um cartaz informativo, contendo o total de consultas realizadas ao percentual de ausências não justificadas. O instrumento foi disponibilizado na recepção da Unidade de Saúde, em local onde todos os usuários têm visualização. Somado a isso, profissionais da Unidade e residentes realizam atividades de educação em saúde sobre o tema, vislumbrando a sensibilização da comunidade e a consequente amortização do problema. Resultados e Discussão: Essa ação tem como resultado esperado a minimização da privação de atendimentos, assim como de transtornos administrativos e financeiros, além de facilitar os processos de trabalho, através da consequente redução de filas de espera por agendamentos. Considerações: Sugere-se, que a Unidade siga utilizando a ferramenta para sensibilizar os usuários a responsabilizarem-se integralmente por sua saúde, inclusive, desmarcando as consultas agendadas cujo comparecimento não seja possível para que outras pessoas possam ter acesso e usufruir destes atendimentos.

Texto completo: RESUMO