Eventos ULBRA, XI Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Atuação da Biomedicina no Programa Multidisciplinar em Reabilitação Cardiorespiratória
Joveline Richardt Lange, Ágatha Bierhals, Natália Pioner, Fernanda Carniel, Allyne Grando

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


A insuficiência cardíaca (IC) é um problema importante e crescente de saúde pública. A industrialização e a urbanização implicaram mudanças na dieta alimentar, aumento do tabagismo, sedentarismo e obesidade. A consequência natural é o desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes e doença das artérias coronárias, sendo a insuficiência cardíaca a via final dessas e de outras doenças. No Rio Grande do Sul, segundo dados do Datasus demonstram que apenas no mês de abril de 2019 houve 7533 internações por doenças do aparelho circulatório, 1.250 foram por IC. No Brasil, anualmente, cerca de 190 mil pacientes são internados por IC aguda.

Neste contexto, intervenções para minimizar o impacto desta doença sobre a população atingida e garantir a reinclusão destes pacientes têm grande relevância social e econômica.

Desta forma, destacamos a importância da Reabilitação Cardiorrespiratória em pacientes com IC, uma vez que a mesma está relacionada à melhora na qualidade de vida e também por integrar saberes de diferentes especialidades da área da saúde.

O Curso de Biomedicina realizará palestras educativas associadas a dinâmicas interativas sobre um assunto específico, na frequência quinzenal, com duração de aproximadamente 1 hora, sobre temas relacionados à educação em saúde.

Exclusivamente neste primeiro semestre de 2019 os encontros foram realizados mensalmente, totalizando 4 encontros. Os temas desenvolvidos foram: alimentação saudável, instruções sobre exames laboratoriais (jejum adequado, coletas de urina, cuidados após coleta de sangue, assim a necessidade de interromper, ou não, o uso de medicamentos para a realização de exames laboratoriais), campanha de vacinação contra a gripe destacando a importância da prevenção por meio das vacinas e câncer.

A frequência média de comparecimento foi de 6 pacientes por encontro.

Os participantes relataram a importância e satisfação com a qualidade das informações oferecidas. Observamos que o fator que influenciou na satisfação dos pacientes foi o esclarecimento de dúvidas referentes a assuntos simples.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER