Eventos ULBRA, Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
USO DE CHUPETAS E O IMPACTO NO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO DE LITERATURA
Kathleen Adrielli Ferreira dos Santos, Maria Luísa Cancian Côcco, Fernanda Bozzetto Alves, Julia de Souza Brechane, Aline Groff Vivian

Última alteração: 08-05-2019

Resumo


Introdução

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses é recomendado pela OMS por fornecer nutrição ideal e proporcionar benefícios à díade mãe-bebê¹. O uso de chupetas possui opiniões divergentes quanto ao impacto, porém cabe considerá-lo como fator de risco ao desmame precoce2,3.

Objetivo

Identificar relação entre uso de chupetas em bebês de até seis meses e impacto causado no aleitamento materno.

Método

Revisão de literatura sistemática na base de dados SciELO no biênio 2017-2018, com as palavras-chave “aleitamento materno” e “chupetas”.


Resultados da revisão

Bebês que usavam chupeta apresentaram déficit na prática da amamentação, principalmente quanto à sucção, posicionamento e afetividade. O uso de bicos artificiais gerou comportamentos desfavoráveis quanto à retirada de leite do seio materno, ocasionando esvaziamento parcial da mama e maior risco de ingurgitamento mamário, lesões mamilares ou redução da produção láctea. Em todos os estudos, crianças em AME apresentaram menor percentual de uso de chupeta.


Discussão e considerações finais

O uso de chupeta impacta negativamente na amamentação, sendo um fator de risco importante no desmame precoce. Cabe aos profissionais de saúde recomendar que isso seja evitado e prestar orientações as mães sobre os benefícios do AME.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER