Eventos ULBRA, Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
ACADÊMICOS DE MEDICINA OBSERVAM EM VISITA DOMICILIAR BEBÊS GÊMEOS E SUA FAMILIA: RELATO DE CASO
Camila Silveira Iplinski, Lara Helena Zortéa, Mariana Pellegrin Cippolat

Última alteração: 31-05-2019

Resumo


Introdução: A primeira infância é um período importante para a formação do indivíduo, visto que o desenvolvimento da criança é fundamentado nas interações sociais, principalmente as familiares que serão substanciais para o bem-estar da criança. Objetivou-se, nas visitas domiciliares, observar bebês gêmeos quanto ao seu desenvolvimento, suas relações familiares e com a UBS (Unidade Básica de Saúde). Relato de Caso: Compõem a família: mãe, 25 anos; pai, 28 anos; uma filha, 7 anos; os gêmeos, 1 ano de 8 meses. A gestação dos gêmeos foi planejada e a mãe fez pré-natalna UBS, parto de cesárea. Mudou a rotina da família com as novas responsabilidades do cuidado e atenção às crianças. Amamentação até o presente momento. Desenvolvimento motor e linguístico adequado para a idade. Há uma boa relação da mãe e da irmã mais velha com os gêmeos. O pai participa ativamente do crescimento dos filhos. Considerações Finais: Nos encontros realizados, as estudantes encontraram um bom relacionamento entre os familiares, tendo os bebês um evidente apego à mãe, fundamental no início do desenvolvimento motor e psíquico. A experiênciapossibilitou aos estudantes aplicarem conhecimentos teóricos na prática, ao observarem o desenvolvimento de bebês gêmeos e suas relações familiares.

 

Palavras chave: visita domiciliar, acadêmicos de medicina, gêmeos, desenvolvimento infantil, relações familiares.

Referências Bibliográficas

  1. REIS, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos; CORDEIRO, Sílvia Nogueira; SIMON, Ryad. Diagnóstico Adaptativo e Individualização em Gêmeos: Estudo Exploratório. Brasília: Psicol. cienc. prof, 2018.
  2. ROCHA, Kátia Boneset al . A visita domiciliar no contexto da saúde: uma revisão de literatura. Lisboa:Psic., Saúde & Doenças, 2017.
  3. BENUTE, Gláucia Rosana Guerra et al . Aspectos psicossociais da gestação múltipla: revisão de literatura.São Paulo: Psicol. hosp. (São Paulo), 2010.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER