Última alteração: 08-05-2019
Resumo
LANGBECKER, P. M1
BOZZI, V. S2
RIETH, C. E3
RESUMO
Experiências vivenciadas durante a primeira infância impactam diretamente no desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Logo, num contexto hospitalar onde um bebê irá ser submetido a um procedimento cirúrgico é gerado certo grau de ansiedade e estresse, tanto no paciente quanto nos familiares. O objetivo é identificar os impactos da abordagem lúdica no acolhimento pré-operatório de bebês, na perspectiva de cirurgiões pediátricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário estruturado com três cirurgiões pediátricos de um hospital da região do Vale do Sinos, e analisado através da Análise Temática de Minayo (2010). Foram identificadas três temáticas: aspectos relacionados ao impacto de uma cirurgia (estresse, vulnerabilidade, ansiedade, afastamento do ambiente familiar), o lúdico (uso de brinquedos, participação dos pais, histórias infantis) e os benefícios observados (diminuição da medicação, redução do estresse, melhor adesão aos tratamentos). Observou-se que os cirurgiões pesquisados utilizam a abordagem lúdica no preparo dos bebê e consideraram importante promover um ambiente que “reduz a ansiedade, o medo, e que deem à criança o mínimo de ‘normalidade’ durante a internação”. Considera-se fundamental o papel de atividades lúdicas como forma de suavizar o processo de internação para cirurgia que, muitas vezes, é lembrado como uma experiência traumática pela criança.
Palavras–chave: acolhimento; cirurgiões pediátricos; lúdico.
Referências bibliográficas:
LINDQUIST, Ivonny. A criança no hospital: terapia pelo brinquedo. São Paulo: Scritta, 1993. Tradução de: R. Z Altman.
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1Acadêmica de Medicina da Universidade Feevale. E-mail: prilangbecker@gmail.com
2Acadêmico de Medicina da Universidade Feevale. E-mail: vitorbozzi@hotmail.com
3Psicóloga, mestre em Saúde Coletiva, docente dos Cursos de Psicologia e Medicina da Universidade Feevale. E-mail: cerieth@gmail.com