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O BRINCAR COMO ELEMENTO QUE AUXILIA NO ENFRENTAMENTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
Júlia Colissi, Larissa Furtado Mertins, Carmen Esther Rieth

Última alteração: 09-05-2019

Resumo


O brincar envolve espontaneidade e imaginação, sendo características de um viver pautado na criatividade, é terapêutico e configura-se como sinal de saúde. Brincar no ambiente hospitalar é uma forma da criança lidar criativamente com a sua realidade ajudando na elaboração da sua condição atual. O projeto de extensão Brincando e Aprendendo (PEBA) da Universidade Feevale promove um espaço lúdico para crianças internadas na pediatria do SUS de um hospital da região do Vale do Sinos. O objetivo do estudo é relatar as percepções dos pais quanto à importância do brincar como estratégia de enfrentamento da hospitalização. Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, com base em questionário de escala Likert (1 a 5) que avaliava a percepção dos pais sobre os seguintes aspectos do projeto: relação entre as atividades desenvolvidas e o bem-estar físico e mental; ambiente descontraído e auxílio na recuperação e troca de experiências e socialização da criança no ambiente hospitalar. Participaram da pesquisa 15 pessoas no ano de 2018. A média das três questões analisadas foi de 4,98, sinalizando que o PEBA corrobora para uma melhora no estado clínico das crianças. Conclui-se que o brincar foi considerado uma estratégia positiva e necessária para o enfrentamento da hospitalização.


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